Oficina de vídeo-arte no polo Pedreiras - Foto: Marcos Fabricio

Aconteceu no último sábado (20/10), a aula inaugural do curso de vídeo-arte promovido pelo Programa Cultura de Direitos, da Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher de Maricá, no polo das Pedreiras, no Centro. O programa terá crianças, jovens e adultos do município, que poderão aprender produção, roteiro, direção, edição, fotografia, sonorização e iluminação, abrindo um leque para o mercado de trabalho.

Samanta Rocha, de 16 anos, estuda no CIEP 259 e viu no curso uma oportunidade de aprender mais sobre o mundo audiovisual. “Sempre gostei de fotografia, mas era só um hobby. Com este curso sei que aprenderei muito sobre o mundo da fotografia e das outras áreas audiovisuais. Quem sabe, não faço isso da minha profissão?”, explicou a aluna.

O curso terá duração aproximada de sete meses e irá abordar todas as áreas audiovisuais, com uma gama de profissionais conceituados do mercado. O irmão de Samanta, Caio Rocha, de 19 anos, também participou da aula inaugural, embora o curso que tenha escolhido não seja o de vídeo-arte. Ele vai cursar percussão e se animou em fazer as aulas por ser uma área que já conhece. “Meu tio é mestre em percussão e nós já demos até aula na UFF, no Encontro de Saberes, para alunos dos cursos de arte da Universidade. Quero me especializar em cavaquinho e sei que aqui eu vou ganhar muito conhecimento sobre este instrumento”, relatou.

Ainda no sábado, pessoas inscritas para os cursos receberam confirmação por telefone da equipe de Cultura, sobre o início das aulas e as inscrições não paravam de chegar. “Tivemos uma grata surpresa ao ver que as pessoas tinham bastante interesse no curso. Infelizmente, por agora, não poderemos aproveitar todos os inscritos, mas em breve esperamos aumentar a grade de aulas e inserir estes interessados também. A aula-inaugural aconteceu pois, por ser um curso novo, os alunos matriculados precisavam de um entendimento maior sobre o objetivo do curso e isso foi concluído com êxito aqui”, explicou Diestefano Sant’anna, gerente de Planejamento da Casa de Cultura.

Os polos se localizam em quatro bairros: Camburi/Pedreiras, Inoã, Bambuí e Itaipuaçu, e estão prontos para receber interessados sobre os cursos oferecidos em cada um deles.

Endereço dos polos:

– Bambuí/Jardim Balneário – Rua 118, Quadra 127, Lote 10 (próximo a Escola Municipal Professora Alcione Rangel)

– Camburi/Pedreiras – Rua dos Quintanilhas, 102

– Inoã – Rua da Esperança, Lote 18 Quadra 17, Loteamento Chácaras (antiga Rua 5 – próximo ao CRAS)

– Itaipuaçu/Recanto Rua Isaltina Filomena Soares, 203, Quadra 10, Lote 128 (antiga Rua 5)