Pavimentação na Mumbuca (antiga Rua 9) - Foto: Elsson Campos

O tempo instável e as últimas chuvas que caíram sobre Maricá não diminuíram o ritmo das obras em diferentes pontos da cidade. Uma delas está em andamento no Recanto de Itaipuaçu, que vai ganhar duas novas pontes para pedestres sobre o Canal da Costa e ainda está recebendo urbanização (veja aqui as intervenções).

Na primeira passagem, ao lado da igreja de Nossa Senhora Aparecida, a estrutura já recebeu grades laterais e a área de estacionamento está sendo preparada, junto à Rua Capitão Melo. A poucos metros dali, a outra erguida próxima à Pedra do Elefante está no mesmo estágio de acabamento e aguardando a instalação das luminárias. No entorno desta última, as calçadas de acesso estão sendo finalizadas na Rua Luiz Vieira e sendo preparadas da Avenida do Canal, na margem oposta.

De acordo com a Secretaria de Obras de Maricá, as duas passarelas deverão ser entregues simultaneamente à população, mas a data ainda não foi marcada. Na área próxima a um dos cartões postais da cidade (Pedra do Elefante), homens e máquinas também retiraram os paralelepípedos da Rua Luiz Vieira até a junção das ruas Capitão Melo com Engenheiro Domingos Barbosa, eixo principal da localidade. Após esta etapa, a equipe vai preparar a via para receber a nova pavimentação. As calçadas de ambos os lados da rua têm pisos de material intertravado e uma faixa-guia para deficientes visuais. O local também recebeu nova rede de drenagem com desague no Canal da Costa.

No Centro da cidade, o principal acesso pela rodovia RJ-106 começou a ter suas pistas ampliadas para melhorar a entrada e a saída de veículos. Homens e máquinas da Secretaria de Obras atuam na Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa para retirar trechos de calçada de ambos os lados. A obra ocorre numa extensão de aproximadamente 300 metros entre a rodovia e a ponte sobre o rio Ludegero, ao lado de uma escola da rede privada. De acordo com a Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito de Maricá, a remoção de parte das calçadas vai criar uma nova faixa de rolamento à direita da avenida, que será destinada a veículos mais pesados como ônibus e caminhões. Desta forma, a faixa da esquerda ficará livre para os veículos que seguem rumo ao Centro e outras regiões da cidade e que não forem acessar a parte comercial da via. Nos próximos meses, a ampliação deverá chegar até a altura da rotatória da ponte da Mumbuca.

Mas teve mais: em Inoã, a equipe continuou com a colocação de massa asfáltica. Até o momento foram cerca de 15 caminhões com aproximadamente 30 toneladas de asfalto, totalizando cerca de 500 metros de pavimentação. O local, às margens da RJ-106, recebeu ainda em torno de 100 metros de drenagem e 200 metros de calçada foram construídas em volta da Escola Municipal de Inoã, facilitando o acesso dos alunos.

Nas ruas do Ypê e Delson Barbosa, no Flamengo, a Secretaria de Obras seguiu realizando o trabalho de colocação de massa asfáltica. Lá foram necessários 14 caminhões de aproximadamente 30 toneladas. Uma máquina acabadora e um rolo compressor foram usados para a realização do trabalho. Já no bairro Mumbuca, a massa asfáltica foi aplicada nas rua Ormindo José Pacheco (antiga Rua 9, entre as ruas Antônio dos Santos Bittencourt e Hipólito de Abreu Rangel) e o trecho final da Rua Clélia Pereira Alves (antiga 5). Durante a semana, a mesma equipe também asfaltou a Rua Sebastião Vicente dos Santos (antiga 13), além das ruas 07, 11, Leonor Rangel e Alcelino dos Santos.