Objetivo da reunião foi passar orientações sobre a coleta do lixo nos comércios do Barroco - Foto: Katito Carvalho

Uma reunião para orientar os comerciantes da região do Barroco, em Itaipuaçu, sobre a coleta do lixo nos comércios foi promovida na noite desta quarta-feira (03/10) pela Secretaria de Conservação. O encontrou aconteceu no Praia Shopping Itaipuaçu, na Avenida Zumbi dos Palmares (Antiga a Av. 1, em frente à Praça do Barroco) e reuniu integrantes da pasta, da empresa responsável pela coleta do lixo e comerciantes locais.

O secretário Adelso Pereira iniciou a reunião explicando os motivos pelos quais convidou os comerciantes locais para o encontro. De acordo com ele, a ideia principal é aproximar o poder público da população e entender quais são as necessidades do comércio local com relação à destinação do lixo para que a Prefeitura, através da Secretaria de Conservação, possa atendê-los.

“Estamos fazendo reunião hoje para conscientizar esses comerciantes que a partir de agora não coloquem mais o lixo para o lado de fora dos estabelecimentos. Vamos ver se precisam de algum outro tipo de apoio para darmos suporte para eles não usarem desse artifício e sim, esperar o caminhão. Temos duas coletas diárias: de manhã e à tarde e não há necessidade nenhuma de se colocar o lixo para o lado de fora”, discursou o secretário.

Segundo Adelso, mesmo depois da revitalização da Praça do Barroco, inaugurada no último dia 28/09, os comerciantes, transeuntes e veranistas continuavam despejando lixo no local. Ainda de acordo com o secretário, essa prática não é específica do Barroco, e acontece também nos bairros de São José do Imbassaí, Itaocaia Valey e Inoã. “Tem muita gente que vem de fora para passar o fim de semana na cidade que também contribui. Isso virou um ponto viciado e ponto viciado se demora para acabar com ele. Isso é um problema seríssimo que enfrentamos desde o início do governo. Com um pouco de paciência, persistência e claro, a ajuda de todos, chegaremos lá”, disse entusiasmado.

Atento às informações passadas na reunião, o sócio da pizzaria Di Lidia, em Itaipuaçu, Leandro Nogueira aprovou a iniciativa da Prefeitura em reunir os empresários locais para discutir um assunto pertinente, que é a destinação correta do lixo. “Eu creio que seja uma iniciativa muito importante porque o bairro necessita realmente dessa atenção da Prefeitura. Mas o comerciante, o morador e o transeunte que esteja passando pelo local tem que ter a noção da importância da preservação e dar continuidade para futuras gerações”, avaliou o empresário, que também é nutricionista.

Proprietária de um bazar na região, Graciele Herdiloiola acredita que o consenso obtido na reunião possa adequar melhor os horários para que os proprietários depositem seus lixos na porta de seus estabelecimentos até a chegada do caminhão. “Implementando essa questão de horário pode ficar até melhor, já que pode existir comércio que coloque em um horário em que o lixeiro já tenha passado”, disse a proprietária sugerindo uma cartilha que pudesse ser confeccionada para informar aos comerciantes que não puderam participar da reunião. “Seria interessante até mesmo estar disponibilizando isso escrito em um manualzinho porque lojas mudam de gerência. Pode ser que mude o dono da loja e a pessoa não saiba qual é a forma correta de funcionamento de horário. Isso é muito interessante e realmente é válido”, analisou Gaciele.

Após a reunião, ficou acertado que a partir da próxima segunda-feira (08/10) os novos horários do caminhão compactador oferecido pela empresa coletora serão diariamente de 7h às 8h e de 22h às 0h. A prefeitura vai disponibilizar o serviço nos intervalos de 10h às 16h e de 1h às 7h. Até domingo (07/10) será mantido o horário diário de 7h às 9h e à noite das 19h às 22h em todas as ruas da região.