Atividades no Dia do Idoso em praça do Centro - Foto: Clarildo Menezes

O Dia Internacional do Idoso, data comemorada mundialmente pela população da terceira idade, foi celebrada nesta segunda feira (01/10), por centenas de usuários e convidados da Casa do Idoso Mais Feliz, principal programa da Secretaria de Políticas para a Terceira Idade. O evento contou com a parceria da Secretaria de Turismo e com a participação da secretária de Políticas para a Terceira Idade, Lezirée Figueiredo e do subsecretário de Turismo, Welton Campello, entre outras autoridades. A festa iniciou com apresentações de Tai-chi-chuan, Dança Árabe, Alongamento, Grupo Musical Nossa Alegria, Coral Wonderful e foi encerrada com o grupo de Zumba da professora Erika Pinto.

Ao final do evento, a secretária Lezirée agradeceu a participação de todos. “Sozinhos, não somos nada. Parabéns a todos os idosos maricaenses, em geral. Convidam a todos que ainda não conhecem a Casa do Idoso Mais Feliz, que a visitem; lá se aprende o que é qualidade de vida na Terceira Idade”, concluiu. Um dos presentes era José Rodrigues, o “Zé do Pedal”. José já visitou 78 países de bicicleta e foi classificado no Master Bike, em Zurique, na Suíça, em julho passado. “Pratico ciclismo há muitos anos e indico o esporte para qualquer idade. Aprendi 11 idiomas viajando. Mas ainda existe desrespeito ao idoso”, enfatizou.

Waldemar de Mendonça, 74 anos, morador de Itapeba, quatro filhos e quatro netos, assistiu o evento e disse que iria se inscrever, com a esposa, em algumas das atividades da casa. “Não conhecia o trabalho e gostei. Pretendo participar”, adiantou. Genilda Assis de Souza, 66 anos, moradora do Centro, faz Zumba, Alongamento e Hidroginástica. “A casa é minha segunda família. Estou nela desde que começou. As atividades mudaram minha vida. O idoso não tem de se entregar, e sim, se agregar e participar”, conta.

Dilça Maria de Moura, 84 anos, viúva com quatro netos, é moradora de Guaratiba e faz alongamento há quatro anos. Diz que a semana em que não participa, sente dores por todo corpo. “Não dá pra parar”, completa. Evani da Silva Fontes, 66 anos, moradora no Piquete, tem um filho, dois netos e pratica yoga no Núcleo do Idoso no Esporte Clube Maricá, com a professora Neusa, assim como a amiga Marlene Calasssara, 69 anos. “Atividade física é bom para tudo. Autoestima e saúde do coração”, conclui.

Relembrando  

O Dia Internacional dos Idosos, conforme registrado pela Resolução 45/106, foi instituído em 1991 pela (ONU) Organização das Nações Unidas e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here