Projeto Cárie Zero na EM Retiro - Foto: Elsson Campos

Nesta sexta-feira aconteceu o encerramento do Projeto Geração Cárie Zero, da Secretaria de Saúde em parceria com a de Educação. Este mês, os profissionais do Odontomóvel (ônibus equipado com equipamentos de uma sala odontológica), estiveram na Escola Municipalizada Retiro, realizando limpeza, aplicação de flúor e pequenos procedimentos como obturação e extração e o último dia oficial do projeto na escola ainda contou com palestra do dentista da rede e um show do mágico Dragon.

Cerca de 250 alunos, entre 3 e 16 anos das turmas pré-escolar, até o 5º ano, foram atendidos pelo Odontomóvel e aprenderam sobre como realizar a correta higienização bucal.

“Aprendi nas palestras como devemos escovar os dentes, sem correr o risco de ter cáries. Também aprendi que os alimentos podem dar cárie e que devemos sempre escovar os dentes depois de comer e antes de dormir também”, disse o aluno do quinto ano, Erik Davi Clemente, de 12 anos.

Nos dois turnos da escola, após as palestras com o dentista Carlos Henrique, os alunos tiveram também a oportunidade de aprender melhor como é a correta escovação, no ‘escovódromo’ instalado na quadra da escola.

“A educação em saúde bucal está diretamente ligada à prevenção, que é o ponto marcante do nosso trabalho. A gente inicia esse trabalho nas escolas e os alunos acabam levando o que aprenderam aqui para dentro de casa, orientando os pais e familiares. É na prevenção que conseguiremos chegar à erradicação da cárie e é assim que estamos evoluindo, pois já percebemos uma diminuição no índice de alunos com cáries e doenças bucais nas escolas do município”, explicou o dentista Carlos Henrique, que também palestrou sobre a correta higienização bucal e os alimentos ‘inimigos’ dos dentes.

Para a diretora da escola, Adriana Ribeiro, este trabalho desenvolvido nas escolas é de suma importância, pois, na maioria das vezes, esta é a única oportunidade que os alunos têm de realizar uma consulta odontológica.

“Aqui procuramos facilitar o acesso dos alunos às atividades que a prefeitura realiza, através de esporte, apresentações artísticas e o odontomóvel nos possibilita um cuidado maior com eles. Muitos não têm oportunidade de ir ao dentista pois os pais trabalham fora e não resta tempo, então é muito importante este tipo de ação que possibilita que os problemas bucais dos nossos alunos sejam solucionados de maneira rápida e eficiente”, concluiu Adriana.