Ciclistas do Bike Night pedalaram do Centro a Araçatiba no encerramento da Semana do Trânsito - Foto: Katito Carvalho

Sob o tema “Respeite o Ciclista”, a última edição do Bike Night, realizada nesta terça-feira (25/09), encerrou as atividades promovidas pela Prefeitura na Semana Nacional do Trânsito. Com mais de 300 inscritos, o evento que mensalmente reúne gente de todas as idades e que já se tornou uma tradição na cidade voltou a agitar as ruas do Centro e de Araçatiba. O mascote da Campanha “Basta de Acidentes”, Simarito, também pedalou pelo trajeto, de ida e volta, que teve início na Praça Orlando de Barros Pimentel e seguiu até o final da orla da Lagoa de Araçatiba

“Nossa intenção com o Bike Night é a cada edição trazer um tema diferente e hoje estamos aqui pedindo respeito aos ciclistas”, afirmou o secretario de Esportes Filipe Bittencourt. “A Prefeitura vem investindo cada vez mais em ciclovias, em espaços que ofereçam segurança aos ciclistas e hoje é possível pedalar do Centro até a Barra de Maricá com total segurança devido a obras que incentivam a população a começar a praticar esse esporte que é maravilhoso”, analisou Filipe.

Ainda de acordo com o secretário, o objetivo do projeto é trazer cada vez mais o maricaense para a prática do esporte. “Com a chegada da primavera e posteriormente o verão o nosso objetivo é estimular cada vez mais o ciclismo na cidade e por isso o Bike Night acontece uma vez a cada mês, afinal esse é um projeto que vem dando certo, inclusive nesta edição batemos recorde de inscrições”, comemorou o secretário.

O ciclista Adalberto da Silva, de 33 anos, contou que veio de Vassouras para outro evento de ciclismo na cidade e aproveitou para participar do Bike Night. “Vim fazer um pedal aqui em Maricá e acabei sendo convidado para esse evento também e topei na hora”, contou Adalberto, afirmando ainda que já pedala por Maricá há anos. “É muito bom ver esse incentivo ao esporte na cidade. Ver principalmente pessoas de todas as idades participando e a conscientização de respeito ai ciclista que está sendo levantada aqui também é muito legal. Os organizadores estão de parabéns”, elogiou o ciclista.

A dona de casa Simone Cabral, moradora do Centro, contou que já participou de todas as edições do Bike Night. “Meu marido e eu participamos sempre. Na primeira edição eu fui a inscrita número um e ele o número dois”, revelou. “Estou amando esse estimulo ao esporte promovido pelo nosso governo municipal. Maricá melhorou muito neste sentido, minha única sugestão é que promovam esse tipo de passeio também aos sábados”, sugeriu Simone.

Para a Raquel Lima, coordenadora de Educação para o Trânsito, vinculada à Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, é uma felicidade encerrar a Semana Nacional do Trânsito com o Bike Night. “Precisamos dar destaque ao ciclista e reforçar as normas de trânsito. É muito importante deixar claro tanto para os pedestres, ciclistas e motoristas as suas obrigações, assim como os seus direitos. Nossa Semana Nacional do Trânsito foi um sucesso, recebemos mais de mil crianças aqui na praça e em outubro daremos início a campanha itinerante”, adiantou Raquel.