Aulão de capoeira na abertura do projeto - Foto: Elsson Campos

Uma aula inaugural do projeto “Humildade”, realizado através da parceria das secretarias de Educação e de Segurança, Ordem Pública e Trânsito com a Polícia Militar, aconteceu no último sábado, dia 22/09, na Arena Flamengo (Flamengo), reunindo alunos, pais e responsáveis.

Secretária de Educação, Adriana Luiza da Costa explicou que a atividade já acontece nas escolas de tempo integral beneficiadas pelo programa Prometi e na Escola Especial Rynalda Rodrigues. “São 350 crianças participando das aulas. Essa aula é inaugural porque juntamos todos os alunos para um aulão. Com essa ação, queremos mostrar para os pais e a população como um todo, o que acontece nas escolas. É importante divulgar isso para que as pessoas vejam que essas atividades culturais que acontecem nas escolas não ficam só no âmbito escolar”, esclareceu.

Comandante da 6ª Companhia da PM, o capitão Carlos Elethério falou sobre a importância do projeto. “Tanto na colaboração dessa educação cultural quanto na proximidade da Polícia Militar com as pessoas de bem da nossa sociedade que merecem o nosso carinho e dedicação. Temos vários projetos buscando essa interação com a sociedade e aqui em Maricá, temos esse projeto promissor de um policial nosso, que é mestre de capoeira e foi disponibilizado para cuidar dessas crianças”, contou o capitão.

“Vejo a criança desocupada como um futuro problema de segurança pública. Eu acho que a PM tem que se aproximar dessas crianças. Nós temos que mostrar para elas que somos amigos, que estamos ali para ajudar no dia a dia e ao mesmo tempo coibir para que não aconteça nenhum tipo de criminalidade no entorno da escola. Então, a ideia do projeto é levar um pouco da disciplina e educação da Polícia Militar e modificar essa imagem institucional. É preciso mudar isso”, pontuou o PM Wallace Lima.

Estudante de Educação Física, Wallace contou que é apaixonado pela capoeira, esporte que pratica há 20 anos. “Moro em São José há 6 anos e não poderia deixar de ajudar essas crianças que são tão carentes e precisam de apoio. Muitas delas tem o sonho de crescer, se tornarem médicos, advogados, bombeiros, e é um pouco dessa esperança que tenho levar para elas no dia a dia para que lá na frente consigam realizar seus sonhos”, frisou.

Para Alessandra Oliveira, de 41 anos, mãe dos gêmeos Pedro e Sofia (4 anos) que são atendidos pelo projeto, Wallace está no caminho certo. “Está incluindo as crianças na nossa cultura. Para mim é gratificante poder acompanhar esse trabalho”, declarou a moradora de Itaipuaçu. Mãe de Laura Lavínia de 4 anos, Vitangela Barbosa, de 24 anos, que mora em Cordeirinho, concorda com ela. “Tem que ter cada vez mais isso para que as crianças tenham suas mentes voltadas para o esporte e para tarefas extra-curriculares. Sem falar que eles adoram”, frisou.

Aluna da Escola Municipal Dilza da Silva Sá Rego (Jaconé), Rayane Souza, de 9 anos, estava muito feliz com a roda de capoeira montada na quadra. “Eu adoro capoeira e acho os professores muito legais. E quando tem evento assim na rua é mais legal ainda porque a gente conhece outros alunos e professores de capoeira”, explicou.

Durante todo o tempo em que a atividade acontecia, na frente do Complexo Esportivo Leonel Brizola (Arena Flamengo), um escovódramo da Saúde Bucal atraía a atenção das pessoas. Moradora de São José do Imbassaí, Maria do Carmo de Souza, de 59 anos, aproveitou para levar as netas Jéssica e Joice. “Minhas netinhas moram comigo e fazem natação aqui. Então todo sábado esse horário nós estamos aqui. Vimos a equipe realizando a ação e resolvemos participar”, contou. As meninas foram atendidas pelo cirurgião-dentista, Rafael Salsearini. “Estamos aqui para promover a saúde aplicando flúor, fomentando nas crianças o hábito da escovação e distribuindo kits, porque o melhor caminho para ter uma saúde bucal é com a prevenção”, concluiu.