Trabalhos sobre contos infantis apresentados na Escola Municipalizada Pindobas - Foto: Clarildo Menezes

Uma culminância do Projeto de Leitura da Escola Municipalizada Pindobas (Pindobas) foi realizada nesta quinta-feira, 20/09. Os trabalhos apresentados foram feitos com base nos livros infantis: “O Pequeno Príncipe”, “Alice no País das Maravilhas” e “O Mágico de Oz”, trabalhados ao longo do 2º trimestre pelos cerca de 130 alunos atendidos na unidade, do maternal ao 5º ano.

Entre as apresentações: música “O canto do Coral” do programa “Mais Educação”; dança; dramatização e recital de trechos do livro “O Mágico de Oz”; encenação de “Alice no País das Palavras”; exposição de trabalhos nas salas e do projeto pequenos autores realizado no ano passado; experiência e lanche coletivo, denominado de “Chá da Alice”.

Diretora da unidade, Josiany Mendonça da Costa contou que o trabalho busca estimular as crianças a serem cidadãs do bem. “Nós tentamos passar para elas os valores encontrados nas historinhas além de toda a parte da leitura, escrita e produção textual, por causa da dificuldade que identificamos”, frisou.

Orientadora pedagógica, Paula Nascimento completou: “Essa é a parte mais importante que fica, além de dar a oportunidade aos alunos de conhecer essas histórias, poder notar uma melhora significativa da parte social refletindo no nosso dia a dia, gerando menos brigas, mais companheirismo e amizade entre eles”, pontuou.

Na história do Mágico de Oz, foram trabalhadas as questões da coragem, da amizade e da inteligência. Em Alice no País das Maravilhas a perseverança e no Pequeno Príncipe o cuidar do planeta, de si e dos outros.

“Nós pegamos o tema Alice no País das Maravilhas e fizemos a adaptação Alice no País das palavrinhas. Desenvolvemos a escrita, a leitura de palavras, algumas dramatizações, além de recriações da história com palavras derivadas”.