Equipe da Defesa Civil participa de seminário na Escola Superior de Guerra, no Rio - Foto: Divulgação

A equipe de Hidrologia da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá participou do III Seminário Internacional – Associação dos Colégios de Defesa Ibero-Americanos, tendo como tema “A Defesa na Gestão de Riscos e Desastres”. A atividade aconteceu na última quinta-feira (13/09), na Escola Superior de Guerra, no bairro da Urca (RJ).

O coronel da FAB Paulo Sérgio Ribeiro falou das ações executadas pelas Forças Armadas, no âmbito do ministério da Defesa, buscando a cooperação na atuação em desastres  naturais com as Defesas Civis Municipais e à Assistência Humanitária Internacional, especialmente em países que contam com as ações do Brasil. “A perspectiva para o ano de 2100 no Brasil é que haja um aumento da temperatura entre 1° a 6° C, acarretando em um desequilíbrio ambiental significativo e potencializando os desastres naturais, como incêndios florestais, deslizamentos de terra, inundações, estiagem e epidemias”, destacou a hidróloga da Defesa Civil, Fabíola Freitas.

Para o secretário da pasta, Luiz Carlos dos Santos, a Defesa Civil de Maricá tem um papel importante no cenário de Gestão de Risco de Desastres, através das ações que estão sendo implementadas no município. São, por exemplo, o cadastramento de moradores que residem em áreas de risco para o recebimento de SMS, identificação de pontos de apoio, delimitação de rotas de fuga nas áreas mapeadas, expansão de núcleos comunitários de Proteção e Defesa Civil e capacitação dos servidores. “Isso possibilita a preparação do município para enfrentar possíveis eventos adversos”, destaca Luiz Carlos.

O evento foi organizado pela Escola Superior de Guerra do Brasil (ESG), com a participação da Academia Nacional de Estúdios Políticos y Estratégicos do Chile (Anepe), da Academia de Defensa Militar Conjunta do Equador (Ademic), do Centro Superior de Estúdios de la Defensa Nacional da Espanha (Ceseden), do Colégio de Defensa Nacional e Centro de Estudios Superiores Navales do México (Codenal e evCesnav) e Escuela de Graduados de Altos Estudios da República Dominicana (Egae).