"Simarito no Trânsito" foi desenvolvido pelo servidor da Coordenação de Comunicação Alexej Tykac - Foto Michel Monteiro

Um dos principais eventos previstos na programação da Semana Nacional de Trânsito em Maricá (RJ) é o Simarito, um game para smartphones, que de forma interativa, conscientiza os jogadores a terem boas maneiras no trânsito. Já disponível na loja online GooglePlay, o game, gratuito, é uma iniciativa pioneira nesse formato no país e foi desenvolvido em parceria entre Tecnologia da Informação e a Coordenação de Comunicação da Prefeitura de Maricá. Mesmo sem ter sido lançado oficialmente, já conta com quase 100 downloads (baixe aqui o aplicativo) e cerca de 61 dispositivos ativos na versão beta e na definitiva. O personagem Simarito foi criado há dois anos pela Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito para auxiliar as ações de educação nas escolas e nas ruas.

O processo de criação do jogo, que por enquanto só roda em plataformas Android, utiliza um universo 2D construído de forma lúdica, com elementos da própria cidade ambientando as jogadas. O projeto exigiu pelo menos três meses de desenvolvimento, totalmente “in house” e o resultado foi além do esperado dado o tipo do desafio.

“O mais difícil foi conciliar a mecânica e o movimento de um game com as noções básicas de comportamento no trânsito, para motoristas, ciclistas, pedestres e motociclistas”, explica o desenvolvedor Alexej Tykac. “Nós nos preocupamos em ter a proposta de um jogo que não tivesse cunho institucional, com uma interface amigável, que pudesse transmitir de forma lúdica a educação no trânsito, que tem como base essa linguagem. Estamos tendo um retorno muito positivo, especialmente das crianças”, explica. Até a voz do personagem do game é a mesma usada nos filmetes em animação já lançados pela Coordenação de Comunicação, feita por um profissional da equipe como Tykac. Vetores e a trilha sonora ficaram a cargo do também designer Michel Monteiro.

A intenção da Coordenação de Comunicação em parceria com a TI da Prefeitura é a de aproveitar a experiência do desenvolvimento do Simarito para criar outros aplicativos na mesma linha. Ao mesmo tempo, o “Simarito no Trânsito” – nome oficial do jogo – receberá atualizações periódicas. “Cada data comemorativa será inserida no game, seja no cenário, trilha sonora e até mesmo nos desafios”, completa Alexej.

O jogo recebeu avaliações favoráveis de especialistas. “A ambientação é impecável, a trilha sonora é de primeira linha e há uma mecânica de fluidez bem dinâmica entre os comandos do jogo”, analisa o gamer Tiago Campello, que baixou o aplicativo e o testou a pedido da Prefeitura. “O jogador faz um percurso bem desafiador, podendo perder vida caso ultrapasse o sinal vermelho, desobedeça a sinalização das placas, encoste no celular ou faça uso de bebida alcoólica”, prosseguiu.

Para o especialista, que mora em Maricá e participa de grandes eventos do setor como o Brasil Game Show (SP), a utilização de elementos visuais, culturais e arquitetônicos da cidade no jogo funciona como um atrativo e um fator de identificação. “Tudo isso, vislumbrando na ambientação do jogo os pontos turísticos de Maricá como a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo, o Farol de Ponta Negra, a lagoa de Araçatiba, entre outros. A proposta do jogo definitivamente é inteirar e conscientizar”, conclui.

O lançamento oficial do game será nesta terça-feira (18/09), na abertura da Semana de Trânsito em Maricá. Alunos de escolas municipais da cidade poderão jogar uma versão do Simarito a partir de computadores ligados a um telão de led instalado pela Secretaria de Segurança e Trânsito, em uma estrutura na Praça Orlando de Barros Pimentel, a principal da cidade. Ao mesmo tempo poderão fazer o download do game na hora.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here