Rita Rocha no terceiro e último módulo da 2ª edição da Ação Interdisciplinar - Foto: Clarildo Menezes

O terceiro módulo da Ação Interdisciplinar sobre Habitação, Cidade e Cidadania foi finalizado em duas etapas no último fim de semana. Na sexta-feira (14/09), os alunos participaram de mais uma palestra do Cineteatro Henfil e, no sábado (15/09), o grupo teve uma aula especial sobre hortas comunitárias com direito a degustação de carne de jaca. O evento foi realizado na Fazendo Ibiaci, no Espraiado, recentemente adquirida pela Prefeitura de Maricá.

A aula prática teve plantio na terra em forma de mandala, com orientação de técnicos do Instituto Jodoma. O diretor da instituição, João Domingos Mattos, disse que a qualidade da terra no local ajuda muito no plantio. “É uma área rica em adubo orgânico natural, muito produtiva”, garantiu ele. Foram doadas também mudas de árvores frutíferas como jenipapo, cajueiro e mangueira, além de música ao vivo.

A ação teve a presença do secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Júlio Carolino. Para a titular da pasta de Habitação e Assentamentos Humanos, Rita Rocha (responsável pela Ação Interdisciplinar), a procura pelos cursos mostra sucesso do projeto. “Creio que estejamos no caminho certo, e esse módulo é o mais participativo de todos, o que as pessoas mais gostaram”, avaliou ela, adiantando que as inscrições para um novo ciclo da ação serão abertas nas próximas semanas.

Quem comprovou a tese de Rita Rocha foi a auxiliar de Recursos Humanos Joselma Maria de Melo, de 55 anos. A moradora de São José de Imbassaí contou o quanto aprendeu com as aulas. “Entendi que muita coisa que não é feita é porque não dá mesmo, há uma limitação de responsabilidade, de gestão. O curso me esclareceu muita coisa que eu achava o contrário. Vou convidar amigos a familiares para os próximos”, garantiu a aluna.

Na última sexta-feira (14), no Cineteatro Henfil, no Centro, o biólogo e professor Marcus Lacerda apresentou uma palestra sobre “Educação Ambiental” e o secretário de Comunicação, Ciência e Tecnologia Sergio Mesquita falou a respeito do conceito de “Cidade Digital”. “Nosso objetivo com esse projeto sempre foi aproximar a população de temas relacionados a moradia e que no nosso dia a dia desconhecemos. E, ao mesmo tempo é uma ótima oportunidade para o governo municipal informar a população de Maricá sobre os trabalhos que estão sendo desenvolvidos no município”, afirmou Rita Rocha.

Para a secretária de Habitação e Assentamos Humanos é muito gratificante ver a população abraçando e participando da iniciativa. “Hoje finalizamos a segunda edição de um projeto que foi dividido em três módulos é que nos deixa muito felizes pela adesão das pessoas”, comemorou. “É tudo muito motivador, principalmente porque aumentamos a quantidade de inscritos quando comparamos com a primeira edição. Dessa vez tivemos aproximadamente 100 participantes por modulo”, frisou a secretária, destacando em seguida que a próxima edição já está confirmada para os próximos meses e que em breve todo o cronograma será divulgado.

Para o professor Marcus Lacerda a importância deste tipo de iniciativa está justamente no envolvimento da população. “Minha palestra é sobre uma cartilha didática que fala a respeito do sistema lagunar de Maricá, na qual abordo os aspectos geográficos e socioambientais”, explicou. Já o secretário Sérgio Mesquita destacou a necessidade de se promover a inclusão. “Nos dias de hoje nada vai funcionar se não for pela intersetorialidade. Por isso, quanto mais gente diferente, de áreas diferentes e de conhecimentos diferentes participando desse evento é melhor”, disse. “Precisamos entender como podemos criar uma cidade sustentável, o que é preciso para atingirmos o status de cidade inteligente e humana e principalmente que para uma cidade se tornar humana ela precisa ser inclusiva”, destacou.

Participando pela segunda vez do curso o estudante Renan Xavier, de 29 anos, morador de Araçatiba, contou que acha fundamental que cada cidadão conheça o lugar onde vive. “Conhecer o município que você mora é muito importante e com esse curso a Prefeitura está nos proporcionando isso. Está nos apresentando, por exemplo, o sistema lagunar de Maricá e nos mostrando de forma concreta o que está sendo desenvolvido na área de tecnologia da cidade. É preciso conhecer para cuidar”, disse Renan que garantiu se inscrever nas próximas edições do projeto.