Diversas atividades serão realizadas na Praça Orlando de Barros de 18 a 25/09 - Foto: Clarildo Menezes

As atividades da Semana Nacional do Trânsito em Maricá já começam na próxima segunda-feira (17/09). Alunos da turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do C.E.M. Joana Benedicta Rangel, no Centro, vão assistir a uma palestra de agentes da Operação Lei Seca, às 19h. O ato de encerramento no dia 25 será uma edição especial do Bike Night, que vai reunir ciclistas pelas ruas do centro da cidade, marcado para às 18h.

A maioria dos eventos previstos para a semana acontecerá na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, onde a Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, através da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, está programando uma série de atividades educativas em parceria com as pastas de Educação, Cidade Sustentável, Conservação e Esportes, além da Guarda Municipal e da Empresa Pública de Transportes (EPT). A organização do evento prevê a participação de 720 alunos de 28 escolas da rede municipal de ensino, que preparam conteúdos sobre o tema.

O ponto alto das atividades, que incluem palestras, informações sobre mobilidade urbana e meio ambiente e blitzen educativas se dará a partir do lançamento oficial, na terça-feira, no mesmo local, do game Simarito. O personagem, criado em 2017 para a campanha “Basta de Acidentes”, percorreu ruas e escolas da cidade orientando motoristas e pedestres e agora ganha uma versão em game para smartphones para testar os conhecimentos e a aplicação das leis de trânsito.

O aplicativo, gratuito, foi desenvolvido pela Tecnologia da Informação em parceria com a Coordenação de Comunicação da Prefeitura e já está disponível para download (baixe aqui) para plataformas com sistema operacional Android. Na ocasião, os alunos das escolas municipais que forem visitar o evento poderão jogar o game em um telão de led que será montado no local. Para a coordenadora de Educação Para o Trânsito, Raquel Lima, o joguinho tem tudo para atrair a atenção dos jovens sobre a consciência de um trânsito mais seguro e humano. “Além de mostrar como as regras funcionam, ele ainda usa Maricá e seus pontos turísticos como cenário em todas as suas seis fases, o que cria uma identificação com quem mora na cidade”, observou ela.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here