Banco Comunitário Mumbuca foi um dos projetos de Maricá apresentados no evento - Foto: Elsson Campos

As ações de transferência de renda aplicadas em Maricá foram o destaque do 1º Encontro Global de Bancos Solidários de Desenvolvimento, realizado nos últimos dias 4, 5 e 6 de setembro em Fortaleza, capital do Ceará. O secretário municipal de Economia Solidária, Diego Zeidan, participou de uma série de rodas de conversa onde falou sobre as experiências no setor já conhecidas na cidade, como a Moeda Mumbuca e o recém criado Banco Comunitário Mumbuca, os ônibus tarifa-zero (os “Vermelhinhos”) e o sistema de agro-economia. Segundo Diego, a impressão que se teve sobre o setor no município foi a melhor possível.

“Muita gente me perguntou durante o evento principalmente sobre o Banco Mumbuca, que é uma experiência única no país por ser financiado pelo poder público. Outras experiências semelhantes Brasil afora têm dificuldades de captação de verba porque é difícil fechar parcerias, o que não ocorre conosco em razão do apoio do governo municipal. Ficaram muito impressionados”, contou o secretário, que foi acompanhado por integrantes de outros órgãos municipais, como das secretarias de Habitação e Assentamentos Humanos e de Indústria e Portuária.

Outro assunto que chamou a atenção dos participantes, de acordo com Diego Zeidan, foi a adesão do comércio de Maricá e também a participação popular na instituição financeira. “Expliquei que se trata de um banco que é de todos, é da população, pertence a todos. Participei também de uma mesa sobre políticas solidárias. Achei o evento bastante proveitoso e creio que os participantes gostaram muito do que ouviram sobre nós”, avaliou.