Secretários Júlio Carolino e Andréa Cunha discutiram parcerias com italianos - Foto: Divulgação

A secretária de Cultura, Andréa Cunha, o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Júlio Carolino, e a presidente do Instituto Artlife, Leila Sarmento, estiveram nessa terça-feira (04/09) com o delegado do Comitê Olímpico Nacional Italiano no Brasil – CONI-Brasile, com sede no consulado italiano, Alfredo Apicella, para propor possíveis parcerias nos projetos ligados às suas pastas, assim como a implantação da Casa da Itália.

A Casa da Itália tem projetos de intercâmbio de esporte e cultura porque acredita que, por intermédio deles, alcança para as pessoas uma melhor qualidade de vida. Pela Cultura, está agendado para janeiro de 2019 o Festival de Cinema de Maricá, que já possui a parceria do Instituto Artlife via Lei Rouanet. Já com a Agricultura, a intenção é realizar iniciativas como Horta para Terceira Idade, Projeto da Cabra do Povo e fabricação de presunto de Parma, a serem implantados no Espraiado, contando também com o apoio da Secretaria de Cultura.

“Nossa conversa com Apicella foi muito proveitosa. Ele acenou inclusive com a possibilidade de ser feita uma conexão entre o festival daqui com o Festival de Cinema Italiano, que acontece no Brasil logo após o de Veneza. Além da vinda de empresas italianas como patrocinadoras do evento”, festejou Andréa. “Nosso apoio ao projeto da Agricultura se deve a comidas típicas de nosso município, como o guando e o pirão de banana com tainha. E, como sabemos, o que um grupo social come também é cultura”, explica.

Para Júlio Carolino, a parceria com o CONI-Brasile fortalece de maneira especial os projetos de sua secretaria. “Os italianos são conhecidos no mundo inteiro pela sua culinária popular. E o segredo dessa popularidade está no clima familiar que a envolve. O gosto que sentem em sentar-se à mesa e aproveitar o momento com a família. Um clima de família que tem tudo a ver com Maricá”, comenta o secretário.

Segundo Apicella, essa semelhança se deve à presença de descendentes de italianos na cidade, o que possibilita a vinda para Maricá de eventos ítalo-brasileiros como Giochi della Gioventu, Corri Italia Brasile, entre outros, “consolidando assim laços de amizade entre Brasil e Itália e estimulando as empresas Italianas a conhecerem as potencialidades do município”, ressalta.

Já o Instituto Artlife conta com o patrocínio de empresas Italianas em eventos sob a Lei de Incentivo à Cultura em Maricá, como o Festival Internacional de Cinema e a Expoflores – parceria entre as secretarias de Agricultura e Cultura.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here