Projetos de Maricá foram apresentados no evento - Foto: Elsson Campos

A população friburguense também teve a oportunidade de conhecer as belezas naturais de Maricá e os projetos da cidade. Um estande montado na Praça Getúlio Vargas, no Centro de Nova Friburgo, apresentou durante todo o dia de sábado (01/09) as potencialidades turísticas, explicou como funcionam os projetos sociais como a Moeda Social Mumbuca, que despertou o interesse do governo local, e também expôs projetos de agricultura como hortas sem agrotóxicos, oficina de horta no coco, carne da jaca, o Caminhão do Peixe, entre outros.

Artistas de Maricá também levaram um pouco de cultura e alegria para praça da cidade. A apresentação de dança de rua do grupo New Style Dance Company e o Grupo DJOTA Teatro e Artes com o espetáculo O Famigerado atraíram a atenção de quem passava pelo local.

“Estou convicto de que serra e mar se falarão. Maricá e Friburgo serão exemplos objetivos. Esse é um processo a ser construído não é uma realidade pronta. Mas vamos buscar os caminhos por que entendemos que olhando pra fora pode nos ajudar por dentro. Cidades vão passar a se olhar diferente a partir desta parceria que constrói desenvolvimento, bem estar social e crescimento econômico”, avaliou Fabiano Horta.

Centenas de pessoas visitaram o stand e ainda levaram para casa cartões postais de Maricá, um mapa com os pontos turísticos e também revista Conheça Maricá. O cantor e musicista Ronaldo Valentim encantou o público com muita MPB e, é claro, a música Mar de Cá. “Estamos dando um passo de uma parceria efetiva. Os avanços que podem acontecer nessa linha são fantásticos. Queremos estender para além do turismo, a educação e para cultura. Queremos criar um festival de intercâmbio cultural onde artistas de Maricá se apresentem aqui e artistas de Friburgo em Maricá”, disse Renato Bravo, prefeito de Nova Friburgo.

Duas placas simbolizando a parceria entre as cidades irmãs foram trocadas entre os prefeitos. Em janeiro, será a vez da cidade da Região Serrana levar até Maricá seus potenciais turísticos e culturais.