Acompanhadas dos prefeitos, costureiras de Maricá visitam fábrica na cidade serrana - Foto: Elsson Campos
Um grupo de 36 costureiras, composto de alunas dos cursos de qualificação oferecidos pela Prefeitura de Maricá, conheceu em Nova Friburgo o Centro de Formação Profissional para Indústria do Vestuário (Cevest) e também a maior fábrica de lingerie que fornece para as grandes lojas de departamentos do país. A visita aconteceu no dia 31/08 durante o intercâmbio entre os dois municípios que formou o Circuito Serra e Mar de Turismo. Maricá apresentou durante dois seus potenciais turísticos e programas sociais desenvolvimentos no município a empresários, membros do governo e população friburguense.
“Eu só vinha aqui para comprar pra revender. Amei a visita. A gente pega uma peça, mas requer muito trabalho, muitas máquinas e não é fácil. Já aprendemos nos cursos a fazer os pilotos e agora estamos fabricando shorts, bolsas e calças. Para nós pagar um curso desse sai caro”, disse, entusiasmada, Eliane Feitosa, moradora de Itaipuaçu e aluna do curso de costura oferecido pela Prefeitura.
A proposta do intercâmbio entre as duas cidades serve para o compartilhamento de atrações turísticas e possibilidades de negócios. A visita ao Cevest possibilitou às costureiras de Maricá conhecerem toda a fase de formação da mão de obra que atua na indústria do vestuário. Friburgo deverá visitar Maricá em janeiro de 2019 durante a alta temporada de verão.
A costureira Márcia Lopes, também moradora do MCMV de Itaipuaçu, acredita que a experiência vai ajudar na cooperativa de costureiras de Maricá. “Com a ajuda da Prefeitura teremos um meio de emprego para várias pessoas. Hoje foi uma grande experiência. Na minha época era tudo na mão e hoje é tudo mais moderno. E essa experiência vai nos ajudar no sonho da nossa cooperativa e vamos ter uma fábrica assim também”, comemorou.