No encontro foi discutido o direito humano à alimentação saudável - Foto: Elsson Campos

Servidores de Maricá debateram na manhã desta quinta-feira (30/08) a implantação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) do município, gerenciado pela Secretaria de Economia Solidária. Realizado na Casa Digital, o encontro falou sobre o direito humano à alimentação saudável e os diversos mecanismos que serão implementados na cidade, como Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea) e a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan).

O secretário de Economia Solidária, Diego Zeidan, explicou a importância desse primeiro momento de participação dos envolvidos na aplicação do sistema, regulamentado recentemente pela lei nº 2.804, de 3 de julho de 2018. “Enquanto estratégia, segurança alimentar deve ser intersetorial e participativa garantindo o direito de todos à alimentação adequada, com acesso regular e permanente a alimentos de qualidade”, destacou. O secretário acrescentou que as secretarias designarão os representantes para a formação da câmara e do conselho, sendo esse último, também constituído com a participação da sociedade civil. “Dessa forma, poderemos criar o Plano Municipal de Segurança Alimentar Nutricional indicando as metas, fontes de recursos e as diretrizes que farão parte de nossa politica pública de soberania alimentar”, salientou.

O encontro contou com a apresentação do vídeo “Os caminhos da comida”, produzido pelo Departamento da Atenção Básica, do Ministério da Saúde. A administradora e assessora da Secretaria de Economia Solidária, Cátia Bertoti, que há 12 anos trabalha na área de segurança alimentar, destacou a importância de se discutir todas as etapas para a promoção da alimentação saudável. “É um processo que se inicia na produção de alimentos, passando pelo consumo, venda e distribuição. Temos que ter uma visão mais abrangente do sistema alimentar como um todo para garantir um futuro sustentável pautado em politicas públicas que garantam o direito à alimentação adequada que promova a saúde”, explicou.

Representando a Secretaria de Assistência Social, a nutricionista Ingrid de Souza, elogiou a iniciativa da prefeitura em propor espaço para a discussão sobre a questão alimentar. “É excepcional e muito gratificante fazer parte de um grupo de trabalho que acredita no potencial dos alimentos na prevenção e tratamento de doenças”, declarou a profissional.

Participaram do encontro os secretários de Desenvolvimento Econômico, Comércio e Petróleo, Alan Alves; de Comunicação, Ciência e Tecnologia, Sérgio Mesquita; de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, João Carlos de Lima (Birigu), além de representantes das secretarias de Economia Solidária, Educação, Saúde, Politicas Inclusivas e Assistência Social.