Palestra para gestantes no MCMV - Foto: Clarildo Menezes

Gestantes e parturientes atendidas pela unidade de Estratégia de Saúde Familiar (ESF) do Minha Casa Minha Vida (MCMV) Inoã participaram de uma palestra sobre amamentação, oferecida pelo ESF em parceria com Sala de Coleta de Leite Materno e Apoio a Amamentação do Posto Central. No Brasil, desde 2017, o tema é trabalhado durante todo o mês de agosto, no chamado Agosto Dourado.

Anualmente, um tema central para campanha de aleitamento materno é definido, em 2018 o escolhido foi “Amamentação é a base da vida”, isso porque o leite materno é o primeiro alimento com o qual o ser humano tem contato. “A ideia foi fazer uma ‘sala de espera’ sobre amamentação. Atendemos cerca de 30 gestantes no condomínio, esclarecer dúvidas e ajudar neste processo nos pareceu importante”, contou a enfermeira Priscila Vieira.

Grávida de sua segunda filha, Lana Carolina, de 26 anos, participou tirando dúvidas e compartilhando as experiências que teve com a amamentação da primogênita Maria Alice, hoje com quatro anos. “Acho este tipo de encontro interessante justamente pela coletividade, sou muito de fazer pelos outros e acho legal poder passar um pouco do que eu vivenciei. Algumas coisas eu já sabia, outras eu vi que mudaram, tem sempre algo para aprender”, afirmou.

Ansioso pela chegada do seu primeiro filho (a), o fotógrafo Adryel Machado Silva, de 20 anos, acompanhou a esposa Dayanne Xavier Alcantara Marques, grávida de cinco meses, e participou ativamente. “Acho importante o pai estar presente em todos os momentos do pré-natal, temos que estar junto com nossas mulheres para trazer mais conforto e confiança. Procuro entender um pouco mais sobre todo o processo para saber o que ela está passando e dar a devida atenção”, revelou.

Para Dayanne, todo momento de aprendizado é importante. “Gosto de participar de tudo que é palestra e encontro sobre gravidez. Estou sempre estudando e perguntando porque este é o nosso primeiro filho, então acho que isso ajuda muito”, concluiu.

Técnica em enfermagem na Sala de Amamentação do Posto Central, a palestrante Lilian Rosana Melo falou sobre a iniciativa. “Além de esclarecer dúvidas em relação ao assunto, outro ponto importante deste encontro é a oportunidade de divulgar a Sala de Amamentação, que muitas mães não conhecem”, disse Lilian, ressaltando o trabalho realizado na sala.

“Funcionamos também como um Banco de Leite. As mães que desejam doar são cadastradas e orientadas na nossa sala, a partir deste cadastro, fazemos uma rota semanal para passar na casa delas coletando o leite que é enviado para o Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), em Niterói, e em seguida é encaminhado para a UTI Neonatal da própria instituição, para alimentar os bebês prematuros”, explicou Lilian.

A Sala de Coleta de Leite Materno e Apoio a Amamentação do Posto Central, fica na Rua Clímaco Pereira, n° 375, Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A lactante interessada em doar também pode entrar em contato pelo telefone: (21) 2637-3395.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here