Montador e Reparador de Computadores - Foto: Clarildo Menezes

Alunos dos turnos da manhã e tarde do curso de Montador e Reparador de Computador se formaram na última sexta-feira (24/08). O módulo faz parte do Programa de Qualificação Profissional, da Prefeitura, por meio da Secretaria de Trabalho, através da contratação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). As aulas foram ministradas no Polo do Condado do Sistema Nacional de Emprego (Sine) localizado na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), km 27,5, Condado.

Cerca de 40 formandos puderam aprender na prática como dar orçamento de peças, reparo, montagem e manutenção de máquinas, entre outros serviços. O curso teve um total de 160 horas distribuídas em 4 horas diárias de segunda a sexta-feira, ao longo dos 40 dias.

Para o instrutor de TI, Raphael de Perne, o desempenho dos estudantes durante as aulas superou as suas expectativas. “No período de maturidade eles já se sentiram seguros para trazerem equipamentos de vizinhos, de pessoas ou de clientes a fim de solucionarem o problema aqui. Nós tivemos um dia que em menos de 4 horas cinco máquinas e dois notebooks tiveram seus problemas resolvidos”, avaliou o professor.

Na opinião da aluna Raquel Soares Barbosa, de 17 anos, o curso foi fundamental para aprender a consertar o seu próprio computador. “Agora quando o meu PC (sigla em inglês de computador pessoal) der defeito eu mesma posso olhar”, disse.

Dono de um buffet de festas, Anderson Santos Machado, de 23 anos contou que após a conclusão do módulo já está pesquisando um local no centro da cidade para futuramente abrir a sua loja de informática. “O curso é muito bom. Além de ser gratuito, ele tem muito conteúdo, não é maçante e tem aula prática. O professor nos deixa livre para fazer o trabalho do modo que quisermos exercer”, afirmou.

Trabalhando há 17 anos na área de informática, Ludvick Araújo Toth resolveu ingressar no módulo para se atualizar no ramo e parabenizou a iniciativa da prefeitura em realizar o curso gratuito. “Isso já era para ter acontecido aqui em Maricá. A população ficou muito defasada em termos de cursos que muitas vezes eram caros e os munícipes não tinham como arcar. Essa união da prefeitura com o Senai caiu muito bem para a cidade, uma vez que em um futuro próximo o município terá polos industriais. Isso já é um gancho bom para os moradores daqui se interessarem a se profissionalizar”, relatou o formando que anteriormente já havia concluído o módulo de operador de computador.