Atividades com alunos da EM Reginalo Domingues, de Ponta Negra - Foto: Fernando Silva

Os alunos do maternal II ao Pré II da Escola Municipal Reginaldo Domingues dos Santos, em Ponta Negra, participaram nesta sexta-feira (24) da culminância da Semana Nacional da Educação Infantil. A apresentação da “Dança do Caranguejo” e a encenação da “Lenda da Iara” foram algumas das atividades desenvolvidas junto aos alunos, com idades de três a cinco anos, inseridas na programação que envolveu todas as unidades municipais. A Semana Nacional da Educação Infantil foi instituída pela Lei 12.602/2012, sancionada pela presidente Dilma Roussef, em homenagem à médica Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança.

Na primeira apresentação, os pequenos, caracterizados de peixes e de caranguejos, dançaram, cantaram e se divertiram com a dança folclórica brasileira ”Caranguejo não é peixe, Caranguejo peixe é”. Um dos participantes, o aluno do Pré I, Nicollas Daniel Costa Silva, de quatro anos, esbanjava simpatia ao cantar e dançar com muita desenvoltura. “Não fico com vergonha porque estou com meus amigos. Eu adoro a escola e fazer as tarefas que as tias me passam”, disse, o aluno, que já sonha em ser cantor. A mãe do pequeno, Taynara Regina Costa, de 22 anos, disse que se sente muito orgulhosa ao ver e poder acompanhar qualquer atividade do seu filho. “Ele nunca foi tímido, mas tenho a certeza de que projetos assim contribuem muito para o desenvolvimento dele. Ele fica mais esperto”, afirmou.

Moradora de Ponta Negra, Ingrid Souza Barros, de 31 anos, também esteve presente para acompanhar a apresentação da filha Mirella Barros Silva, de dois anos e meio, do maternal II. “Esse projeto estimula muito o aprendizado dos alunos. Essa é a primeira escola dela e já observo o quanto ela se desenvolveu. Ela era bem tímida e já está mais falante. Adorei essa iniciativa ainda mais por permitir a participação dos pais”, destacou Ingrid.

A diretora da escola, Claudia Alcântara, salientou a importância de desenvolver projetos que resgatem o verdadeiro valor da infância. “Num mundo tecnológico em que vivemos atualmente, precisamos valorizar as brincadeiras antigas, as cantigas de roda, o nosso rico folclore, os contos e as lendas”, explicou. A diretora acrescentou que atividades lúdicas favorecem o aprendizado e fazem parte do plano pedagógico da escola que, inclusive, passou a contar com uma nova sala de leitura com mais de 100 livros e uma sala de brinquedos disponível a todos os 318 alunos da unidade que atende do maternal II ao EJA (Educação de Jovens e Adultos).

A secretária de Educação, Adriana Luiza da Costa, falou sobre a importância de valorizar a educação infantil. “Isso é o resultado de um trabalho permanente, não só nesse período. O nosso governo se preocupa muito em valorizar a Educação Infantil e nessa semana as unidades escolares tiveram a oportunidade de mostrar os belíssimos trabalhos que vêm desenvolvendo com as nossas crianças”, conclui a secretária.