Av. Francisco Sabino da Costa, na primeira entrada da cidade, será fechada aos veículos às 13h - Foto: Marcos Fabrício

A Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito de Maricá divulgou o esquema de trânsito para atender à “Marcha Pra Jesus”, que ocorre neste sábado (25/08). De acordo com o órgão, a Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa, na primeira entrada da cidade, será fechada aos veículos a partir das 13h, o que também ocorrerá no eixo principal de acesso ao Centro composto pelas ruas Abreu Rangel e Domício da Gama, até a altura da Praça Orlando de Barros Pimentel. A alternativa para quem chega pela RJ-106 e quiser acessar a região será entrar pelas ruas Antônio Eduardo e Abreu Sodré, passando pela ponte da Mumbuca e seguindo pela Rua Barão de Inoã.

Para deixar a área será preciso acessar a Rua Ribeiro de Almeida, onde o motorista pode optar por ir em direção à rodovia pelo Flamengo ou pelo Parque da Cidade, onde deve entrar pela Avenida Beira-Mar (às margens do rio Mumbuca) e escolher entre as ruas das Gralhas ou a Ayrton Senna para chegar à estrada. A secretaria informou que as ruas Antônio Callado e Antônio Pinto (também no Parque da Cidade) serão áreas opcionais de estacionamento para quem participar da marcha.

A concentração ficará baseada exatamente na esquina da Rua Antônio Pinto com a Avenida Francisco Sabino da Costa, onde haverá ainda o ponto de distribuição de água aos participantes e também a concentração de um grupo de motociclistas. Os ônibus que vão trazer participantes de outros municípios poderão estacionar no terreno ao lado da sede da 6ª Companhia da Polícia Militar, no início da avenida.

Em sua oitava edição desde 2007, a Marcha Para Jesus terá como tema deste ano “Ele é o Rei da Glória”. Organizado pela Coordenadoria de Assuntos Religiosos e pela Associação de Ministros Evangélicos (AME), o evento contará com apresentações de grandes nomes da música gospel como a cantora Fernanda Brum e os cantores Waguinho e Fernandinho, além de bandas locais.

A concentração acontece na Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa das 15h às 16h, onde estarão cantores de Maricá promovendo um esquenta. No local também será possível trocar camisas da Marcha para Jesus por alimentos, que posteriormente serão direcionados a centros terapêuticos e igrejas que prestam serviços sociais dentro de seus respectivos bairros. O trio sairá às 16h ao som de Vaguinho em direção à Praça Orlando de Barros Pimentel, onde acontecerão os shows de Fernanda Brum e Fernandinho.

Segundo os organizadores, na edição deste ano o evento contará com um grande “flash mob” (grupo de pessoas que se juntam em um local público para fazer alguma ação coreografada e rapidamente se dispersam), em uma ação evangélica. Haverá ainda momentos de oração pela cidade, pelos governantes, pelos bairros, além de um trenzinho para o transporte de crianças, idosos e deficientes. A Marcha para Jesus é aberta a população e faz parte do calendário oficial religioso da cidade, realizado todo ano no último sábado do mês de agosto. Desde a edição do ano passado, o evento procura promover a unidade das igrejas evangélicas e católicas no município.