“História de Madeleine Colaço” é o tema do projeto Praça do Saber deste sábado (25/08), das 10h às 13h, na Praça Tiradentes, na Lagoa de Araçatiba, a fim de homenagear um dos mais importantes nomes da tapeçaria brasileira. A história dessa mulher visionária, marroquina de nascença, em Maricá será toda contada com bonecos fantoches para as crianças e adultos que aparecerem por lá. Depois, para ficar ainda mais divertido, haverá uma oficina de minitapeçarias. Não precisa se inscrever, é só chegar e começar.

“Nossa cidade tem ricas histórias como a de Madeleine, que criou um ateliê de tapeçaria para mulheres de todas as idades, tendo como inspiração a flora e a fauna do bairro do Espraiado. Além de ter fundado uma escola para alfabetizá-las e dar-lhes formação como artesãs. A Coordenadoria de Literatura foi brilhante em trazer a trajetória dessa personalidade como tema”, diz a secretária de Cultura, Andréa Cunha.

Para Suellen Figueiredo, coordenadora do projeto, Madeleine não poderia deixar de estar entre as contações de histórias do Praça do Saber: “Ela criou o chamado ‘Ponto Brasileiro’ nas terras do Espraiado, que depois foi registrado no Centro Internacional da Tapeçaria Antiga e Moderna, em Lausanne, na Suíça. Costumava chamá-lo de ‘samba bordado’, porque, para ela, a agulha se tornava um pandeiro”, conta.

Serviço

Secretaria de Cultura

Coordenadoria de Literatura

Projeto Praça do Saber

Na Praça Tiradentes, em Araçatiba

Tema: “História de Madeleine Colaço”

Sábado (25/08), das 10h às 13h

Evento gratuito/Classificação livre

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here