Projeto Maricá+Esporte em Araçatiba - Foto: Marcos Fabricio

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Esporte e Lazer e em parceria com o Instituto Fairplay, realizou o 1º Encontro dos Núcleos do Projeto Maricá + Esporte na Lagoa de Araçatiba. A festa, que aconteceu no último sábado (18/08), contou com a participação de coordenadores e alunos dos 20 núcleos esportivos espalhados pela cidade, e com o público que pode conhecer e se inscrever para diferentes modalidades.

“Hoje fizemos um primeiro encontro e o lançamento do projeto Maricá + Esportes, que foi desenvolvido com o objetivo de levar o esporte para perto da população. Sabemos que nem todo mundo tem facilidade para estar ou se deslocar até os grandes centros em que costumam se encontrar as atividades esportivas, por isso estamos levando este movimento para diferentes regiões e a nossa intenção é ampliar cada vez mais”, ressaltou o secretário de Esporte e Lazer, Fillipe Bittencourt.

De acordo com o prefeito Fabiano Horta, a ideia é oportunizar o acesso ao esporte e consequentemente a saúde nos quatro distritos da cidade. “Vamos ter o projeto espalhado pela cidade como um todo, contando com diferentes modalidades, para todas as idades. Esperamos que, a partir deste trabalho, a cultura da prática esportiva na cidade esteja cada vez mais viva, gerando integração entre as pessoas. Queremos levar este trabalho principalmente para as regiões onde as pessoas normalmente não teriam acesso à um aparelho público com tantas modalidades”, afirmou.

A professora de educação física Patrícia de Figueiredo Lopes, que coordena cinco núcleos do projeto, explicou a dinâmica de funcionamento da iniciativa, que conta com aulas de futebol, jiu-jitsu, circuito funcional, dança, capoeira, tiro com arco, alongamento, karatê, ginástica, taekwondo, zumba, bodyboard, caminhada, handebol e badminton. “Alguns núcleos já iniciaram suas atividades, outros estão começando nesta semana, a partir da inscrição dos interessados. Desta forma, até o final do mês teremos todos os núcleos já funcionando”, explicou.

Proprietário da Pousada Tamarindos, o professor de educação física e artes marciais José Carlos Reis, de 65 anos, falou sobre a alegria que sente ao ver a prefeitura incentivando a prática de atividades físicas. “Esta iniciativa é muito importante, porque quando você está praticando esportes, você não está fazendo nada de errado. Já tive um espaço na minha pousada onde dava aulas de jiu-jítsu, judô, defesa pessoal e ginástica. Infelizmente, por falta de apoio para o esporte na época, tivemos que parar. Por isso é tão emocionante ver este governo investindo no esporte desta maneira”, disse José Carlos.

Marlicê Figueiredo de Melo, de 62 anos, revelou estar maravilhada com tudo que visto acontecer no município. “Estou morando em Maricá há três anos e estou me sentindo no paraíso, posso fazer atividades físicas o dia inteiro. Hoje eu gostaria era de ter tempo para fazer mais atividades”, divertiu-se ao contar que já participa das aulas de natação, hidroginástica e zumba.

Presente no evento, a secretária de Educação Adriana Luíza da Costa, falou sobre a importância do trabalho conjunto entre as pastas do governo. “A Secretaria de Educação tem uma integração muito grande com a Secretaria de Esportes. No Projeto Maricá + Esporte, por exemplo, os alunos da rede municipal poderão participar no contra turno, ou seja, quem estuda de manhã participa das atividades à tarde, e quem estuda à tarde participa das atividades de manhã”.

Para fazer parte do Maricá + Esporte, os interessados podem realizar a inscrição gratuita diretamente na unidade de interesse, ou na sede principal do projeto, que fica na Rua José Custódio Soares, n°11 – Bairro Boa Vista (Centro). É preciso estar munido de uma foto 3×4, cópia do comprovante de residência, do RG, do CPF e da Certidão de Nascimento e declaração escolar (no caso de menores de idade). Outras informações pelo telefone (21) 2637-3587.

Confira abaixo a lista dos núcleos:

1. Barra / Ponta Negra
  2. Jaconé (Figueirense Rafa / Coreia)
  3. Bairro da Amizade
  4. MCMV / Itaipuaçu
  5. MCMV / Itaipuaçu
  6. Caxito/Nova Metrópole
  7. Ubatiba
  8. Bambuí / Clube
  9. Itaipuaçu / Ferreirinha / Praça da 70
  10. Arena Flamengo
  11. Barra (Calçadão) / Araçatiba / Arena