AMAKINA fez show no domingo - Foto: Fernando Silva

Artistas como os cantores Jô Borges, Rafael Caçula e Wagner Mariano, e as bandas Amákina, Thunderock, Sinfônica Ambulante e Tatudoemcasa se apresentaram neste sábado (11) e domingo (12) na Praça Orlando de Barros Pimentel em homenagem ao dia da santa padroeira da cidade, Nossa Senhora do Amparo, comemorado no dia 15 de agosto. A festa é promovida numa parceria entre a prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, e a Paróquia Nossa Senhora do Amparo.

No sábado (11/08), a cantora Jô Borges abriu a noite com um repertório voltado para o pop rock e MPB, com sucessos de Cássia Eller, Kid Abelha e Legião Urbana. “Sou uma das pioneiras dos projetos de valorização aos artistas locais e agradeço muito a prefeitura por fazer parte disso. Foi Maricá quem fez Jô Borges e, por isso, sempre irei me dedicar e expressar meu amor por essa cidade”, salientou a cantora, com mais de 35 anos de carreira.

A banda Tatudoemcasa também subiu ao palco no sábado comandada pelos vocalistas Cida Santos e Sirlei Cowboy com forró, axé e sertanejo. Com a cantora Jô Borges, incendiaram a galera com a apresentação da música “Minha Pequena Eva”, da banda Eva. Cida Santos falou da emoção em cantar pela primeira vez na festa da padroeira. “Foi sensacional nos apresentarmos para o nosso público numa das festas mais tradicionais da cidade. Não nasci aqui, mas sou maricaense há 22 anos, então me considero nascida nessa cidade linda e acolhedora”, declarou a vocalista.

Com duas horas de duração, os sambistas Rafael Caçula, Wagner Mariano e a banda Saracutiar não deixaram ninguém ficar parado. Sucessos de Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e Fundo de Quintal e músicas autorais fizeram parte do repertório dos sambistas. “É um privilégio participar desse evento lindo em minha cidade. Estou emocionado porque tenho muitos fãs e seguidores que hoje vieram para prestigiar meu show. Agradeço o carinho de todos”, destacou Rafael, que em 2016, conquistou o concurso Talentos do Samba, promovido pela Ambev e Funarte.

As irmãs Ketlen Aguiar e Shayane de Mattos, ambas com 18 anos, adoraram o evento. “Os shows são super animados. Não tem briga, segurança total”, destacou a estudante Shayane, que nunca tinha assistido ao show da cantora Jô Borges. “Estou surpresa com o talento e a animação dela. Não sabia que era daqui da cidade. A prefeitura está de parabéns em incentivar os talentos locais”, acrescentou a estudante. Super animados, Ana Paula Vieira, de 44 anos, Leonardo Soares, de 37 anos, e Priscila Borges, de 36 anos curtiram a festa da padroeira. “Adoro música e sempre que posso venho prestigiar os eventos. Está tudo muito legal”, declarou a funcionária pública Ana Paula.

Já no domingo (12/08), a festa começou com o desfile da orquestra Sinfônica Ambulante na praça central da cidade, movimentando o público com marchinhas e sambas de carnaval. Em seguida, o comando do palco ficou com a banda de Itaipuaçu Thunderock, formada por quatro integrantes, que, em cinco anos de formação, nunca havia se apresentado na festa da padroeira da cidade. O produtor e baixista da banda, João Roque, elogiou a iniciativa da prefeitura em dar espaço aos artistas locais. “É uma excelente oportunidade para divulgar nosso trabalho e nos ajudar a crescer. Nós temos que agradecer muito”, destacou o artista, que trouxe um repertório rock´n´roll, com sucessos do Legião Urbana, Capital Inicial e Guns N’ Roses.

Encerrando o terceiro dia de festa, banda de rock Amákina trouxe um repertório com músicas autorais e sucessos do pop rock dos anos 70 e 80 como canções do Barão Vermelho, U2, Jota Quest e Legião Urbana. De Niterói, a banda é formada por três integrantes: Tuca Marques (voz e guitarra), Gerson Monteiro (baixo) e Aldo Sá (bateria).

Rosimayere Mendonça Silveira, de 54 anos, moradora do Centro, prestigiou o terceiro dia da festa com o namorado Jorge Gomes, de 49 anos, morador de São José do Imbassaí. “Todo ano faço questão de vir à festa da padroeira porque sou devota. Vou à missa, faço meus pedidos e ela me atende. E, hoje, por ser shows de rock não podia perder por nada”, explanou.

A moradora de Guaratiba, Nazilda Amaral, de 68 anos, também é devota de Nossa Senhora do Amparo e convenceu o namorado Galvani Batista, de 64 anos, morador de São Gonçalo, a acompanhar na festa. “Pode fazer o frio que for, estarei aqui para prestar minha homenagem a nossa padroeira. A festa está linda. Animada e muito bem organizada. Pretendo vir todos os dias e, principalmente, na procissão”, destacou.

Moradores do Centro, o casal Vânia da Silva, de 53 anos, e Marcus Vinicius Moura, de 52 anos, faz questão de todo ano prestigiar a festa. “Desde pequena, minha mãe me levava à igreja então é uma tradição de família acompanhar a procissão e homenagear a nossa padroeira”, destacou Vânia. Presente a todos os dias da festa, o secretário de Turismo, Robson Dutra, destacou a importância em realizar uma das festas mais tradicionais do município. “Em parceria com a paróquia planejamos uma festa que prestigia talentos locais e homenageia a padroeira da nossa cidade”, conclui o secretário.

Confira a programação:

13 de agosto (segunda-feira)

• 20h30 – Show com Betinho Bahia, Ismayer Alves e Moniquinha Ângelo
  • 22h30 – Show com os cantores Bruno Berner e Edinho Manhoso

14 de agosto (terça-feira)

• 20h30 – Show com o Grupo Forró Brasil
  • 22h – Samba com o cantor Claudinho Guimarães

15 de agosto (quarta-feira)

• 16h – Santa Missa (campal) dos romeiros e, em seguida, procissão de Nossa Senhora do Amparo com participação de todas as comunidades
  • 20h30 – Show católico com Tony Allysson