Oficina de iluminação no festival de teatro - Foto: Fernando Silva

Os artistas do 40º Prêmio Paschoalino – Festival de Teatro Estadual da Fetaerj participaram no sábado (11/08) da oficina de iluminação ministrada pelo presidente da instituição, o gestor cultural e iluminador Pablo Rodrigues.

Ao todo, foram quatro encontros realizados durante o festival oferecidos a 40 alunos dentre atores, produtores, diretores e coreógrafos para conhecer o backstage dos espetáculos. Dentre alguns assuntos, a história da arte e do teatro, técnicas de montagem, conceitos de luz, cor, angulação, agrupamento e os equipamentos utilizados para a iluminação teatral foram abordados pelo professor. Os alunos puderam ver de perto o funcionamento dos refletores, dinner, da mesa digital de controle de luz de palco e como é possível criar e gravar uma sequência de luz, de acordo com um roteiro.

Pablo destacou a importância de apresentar um mapa e roteiro com o maior número de informações possíveis para garantir que não haja erro no momento do espetáculo. “Queremos formar profissionais capacitados e essa área da iluminação é um excelente mercado a ser explorado. Vale lembrar que o salário inicial de um técnico é em torno de R$ 2 mil. Temos profissionais renomados, como Anderson Rato, que saíram das oficinas que oferecemos”, relatou o presidente.

Uma das alunas participantes da oficina, a atriz Apoema Aguiar, de 17 anos, que faz parte da Companhia Epa da Guapoz Produções, adorou a capacitação. “Foi muito interessante tudo que aprendi. É uma forma de enriquecer o meu currículo e ter mais especialidades que colaborem para aperfeiçoar ainda mais meu trabalho”, destacou a atriz com dois anos de carreira, que junto a sua companhia já apresentou cinco peças.

O morador de Itaipuaçu, Celso Rodrigues, de 35 anos, já atua como técnico de iluminação e buscou o curso para atualizar o que já sabe. “Conhecimento sempre é bom. Participar dessa oficina é excelente para o meu currículo e aprendi muito sobre cor”, frisou o técnico.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here