Pindobinha irá para adoção - Foto: Clarildo Menezes

A Coordenadoria Especial de Proteção Animal de Maricá resgatou uma cadela que apresentava uma grave lesão no tórax, no bairro de Pindobas, no último dia 10 de julho, após ser acionada pela Ouvidoria Geral da Prefeitura. Quase um mês após receber um lar temporário e cuidados intensivos, a mascote apelidada de ‘Pindobinha’ está em fase final de cicatrização e poderá ser colocada para adoção.

“Ela já está bem melhor, foi castrada e agora está sendo avaliado junto a família que seria a tutora do animal a disponibilização do mesmo para adoção”, explicou a coordenadora de Proteção Animal, Milena Costa, ressaltando que a casa onde o animal costumava ficar já tem mais de dez cachorros e as pessoas não demonstram interesse em ficar com ela.

De acordo com Milena, este foi um caso onde segundo moradores da localidade, o animal teria sido vítima de uma facada. “Esta mesma cadelinha tem relatos de antes já ter sido vítima de maus tratos, quando alguém jogou àgua fervendo, supostamente porque ela estaria mexendo no lixo”, contou.

Responsável por acionar a Prefeitura, Vânia Carvalho, de 29 anos, falou sobre o momento em que encontrou Pindobinha. “Tinha ido buscar a minha filha na escola quando vi a cachorra deitada com o peito sangrando muito e aberto. A minha filha, que é apaixonada por animais, insistiu para que nós fizéssemos alguma coisa. Ela estava muito assustada e com muita dor, então tive a ideia de fazer uma espécie de trilha até a minha casa com ração, e deu certo. Foi quando eu entrei em contato com a Ouvidoria e fui encaminhada para a Proteção Animal”, lembrou Vânia.

Iniciativas como a de Vânia são importantes também para a divulgação da necessidade de lares temporários. “Precisamos muito da ajuda das pessoas que oferecem um Lar Temporário para os animais resgatados. Eles preenchem uma ficha cadastral na sede da Coordenadoria e podem estipular o período em que poderão cuidar dos bichinhos”, ressaltou a veterinária Mariana Gremião Ramos Alvarenga, que participou do resgate junto da auxiliar Charlene Luciana da Silva.

Vale lembrar que os interessados em adotar um animal podem participar da Campanha de Adoção que acontecerá no próximo sábado (11/08), durante o I Festival Vegano e Orgânico de Maricá, apoiado pela Coordenadoria de Bem-Estar e Qualidade de Vida, da Secretaria de Saúde, que vai acontecer em Araçatiba. A campanha começa às 12h e segue até às 18h. Quem tem a intenção de adotar deve levar uma cópia da identidade, CPF e comprovante de residência.