Visitantes aproveitam pratos com guandu no Espraiado de Portas Abertas de domingo - Foto: Elsson Campos

O “Espraiado de Portas Abertas” do último domingo (05/08), realizado pela Associação de Moradores e Amigos do Espraiado numa parceria com a Prefeitura de Maricá através da Secretaria de Turismo, teve como prato principal o guandu, oferecido de diferentes maneiras de acordo com a escolha dos responsáveis pelos estabelecimentos participantes.

Para acompanhar a degustação do alimento, cantores locais faziam a festa de moradores e visitantes com o melhor da música popular brasileira. Entre eles: Edy Baiano, Leandro Brunno, Ronaldo Valentim, Ricardo Pop e o casal Hannah Braga e Lucas Cruz.

Próximo à capela de Santo Antônio, a tradicional feira de artesanato Feirarte fazia a alegria de quem queria garantir uma lembrancinha da cidade ou até mesmo uma guloseima caseira, como pudim, bolo e cuscuz. O pagamento podia ser feito em dinheiro, cartão ou Moeda Mumbuca.

Para Sidney Arruda, de 52 anos, morador de Cordeirinho, a importância do evento é a socialização. “É unir as pessoas das diferentes regiões do nosso município com as de outras cidades, valorizando o nosso espaço”, destacou.

Walker Soares, de 52 anos, do Flamengo falou sobre a sensação de resgate do passado. “As pessoas voltam no tempo nesse ambiente rural. Nós que moramos na cidade, precisamos disso para conhecer o modo de vida que existe aqui na região. Hoje, viemos prestigiar a festa do guandu, que é uma comida típica da região e que nós não conhecíamos. Experimentamos ali, no Sítio do Riacho, gostamos e vamos levar para a nossa residência a cultura dessa região”, explicou.

Sua mãe concordou. “Estou morando em Maricá há apenas quatro meses e estou adorando. Essa é a primeira vez que venho aqui, para um ambiente como o que fui criada com sítio, criação, horta. Viver num ambiente desse com silêncio e tudo fresquinho é saúde. Meu marido vai gostar muito daqui também”, comemorou a mineira Hilda Maria de Carvalho, de 78 anos, que atualmente mora no Flamengo.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here