Peça "Perfume de Gardênia" - Foto: Elsson Campos

Moradores de Maricá e de cidades vizinhas se reuniram no Cinema Henfil (Centro) no último domingo, 05/08, para assistir ao monólogo “Perfume de Gardênia” da Os Ciclomáticos Companhia de Teatro. A peça faz parte do 40º Festival de Teatro Estadual da FETAERJ, que acontece na cidade até o dia 12/08, numa parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura.

O espetáculo interpretado por Adalmir Cardoso conta a história de Doralinda, vítima de um ato extremo de homofobia que, presa para averiguação, expunha as contradições humanas através de respostas a pessoas invisíveis que oscilavam do êxtase à tristeza, até o limite da loucura.

Minutos antes de dar início à sua performance teatral, o ator maricaense, admitiu ter perseguido com brincadeiras maldosas um ex-colega homossexual, a quem pede perdão publicamente, na esperança de que ele esteja na plateia ou que suas desculpas sejam transmitidas por algum espectador à sua ex-vítima.

“Proporcionar um espaço aberto em função da cultura é fantástico. O teatro sempre foi uma ferramenta de aprendizado e elevação de ser humano. Então, eu acho fundamental que o público tenha acesso a isso e estou muito feliz porque a população de Maricá prestigia bastante. Todos os dias a casa tem ficado cheia e eu espero que seja assim na quarta-feira quando eu apresento o meu espetáculo ‘O longo caminho que vai de zero a ene”, disse o ator Bruno de Aragão da Cia do Alto.

Para os amigos Adriana Méfi, de 17 anos, e Vitor Ribeiro, de 22 anos, respectivamente da Mumbuca e de Itaipuaçu, é importante expandir a cultura em Maricá. “Aqui já tinha o projeto musical, está tendo evento de teatro e vai ter de música também. Isso é muito bom”, disse Adriana. “Viemos com os amigos prestigiar a cultura local e queremos ajudar a fomentar essa cultura do teatro na cidade. Estou vindo pela segunda vez e estou adorando. Está sendo tudo ótimo”, completou o rapaz.

Morador de Campos, João Vitor Teixeira, de 22 anos, contou que está de férias, hospedado na casa dos pais em Ponta Grossa e adorou a ideia do festival. “Eu acho interessante o fato de trazer outro tipo de cultura para as pessoas de maneira geral, por despertar o interesse em ene áreas para diferentes pessoas e idades. Por isso, estou fazendo questão de participar”, concluiu satisfeito.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here