Fotógrafo Marcos Fabricio registrou as espcies da fauna na região da Gamboa - Foto: Elsson Campos

Uma exposição de fotos das belezas da Gamboa foi realizada no último sábado, 04/08, durante o Arraiá da Escola Municipal Rufino (Gamboa). Os registros foram feitos pelo fotógrafo Marcos Fabrício, que integra a Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura, através de uma parceria com a Secretaria de Educação, para que os professores pudessem trabalhar o tema com os alunos em sala de aula. Cada turma escolheu um animal diferente. Entre as espécies encontradas: coruja buraqueira, cachorro, biguá, urubu, sabiá laranjeira e a garça negra. Também foi fotografada a Capela da Sagrada Família.

Secretária de Educação, Adriana Luiza explicou que no currículo escolar consta a identidade do bairro. “E a diretora aqui elegeu a questão da fauna para que as crianças pudessem conhecer os animais da área e eleger o mascote da escola. Nessa era digital em que tudo vai para a mídia, é muito bom ter alguém que entenda do assunto ensinando as crianças, como está sendo feito nesse trabalho de fotografia”.

Diretora da unidade, Diana Ribeiro falou sobre a parceria com a Comunicação. “Durante uma atividade aqui na escola, há cerca de dois meses, comentei com o Fabrício sobre o trabalho. A Comunicação o cedeu gentilmente por dois dias, aí ele tirou as fotos. Posteriormente ele voltou aqui e foi entrevistado pelas crianças sobre o trabalho realizado, tirou dúvidas sobre a profissão de fotógrafo, falou um pouco de sua trajetória, as possibilidades de ganho e criou um grupo no wattsapp onde orienta os nossos alunos sobre as fotos que eles estão tirando no dia a dia com seus celulares”, explicou.

“Através desse grupo, eu dou aula de fotografia para eles. Mas como eles não têm recursos no celular, eu passei um aplicativo (câmera fv5) que dá a eles a possibilidade de fazer uma foto e editá-la, para que conheçam a arte da fotografia. E eles estão gostando bastante dessa experiência. Uma menina se interessou tanto que já está sonhando em comprar uma câmera”, completou Marcos Fabrício.

Aos 31 anos, Fabrício é fotógrafo profissional há cerca de seis anos e tem entre seus principais hobbies: pedalar, andar no mato, viajar e fotografar a natureza. Para ele, realizar o trabalho na escola foi uma realização.

“Hoje eu sou fotógrafo, mas não foi fácil chegar aqui. Eu trabalhava na Marinha e larguei tudo para seguir meu sonho. Fui rejeitado pela minha mãe e vários outros familiares, passei fome e muitas outras necessidades, mesmo assim, nunca desisti. Então, ter esse espaço para agregar um pouquinho com essas crianças, foi uma honra. Poder mostrar para elas um pouco dessa arte diferenciada e dizer que, mesmo que outras pessoas não acreditem, elas nunca devem desistir dos seus sonhos”, pontuou o profissional.

Professora das turmas de Pré I e II, Simone Marreiro, de 46 anos, trabalhou a coruja buraqueira em sala de aula. “Eles se interessam por todos os bichos. Então foi muito fácil trabalhar as características e a moradia da coruja, porque eles conseguem visualizar no dia a dia. Tudo que se perguntava eles basicamente sabiam”, destacou.

Para o aluno Nicolas Santos, de 12 anos, do 5º ano, a atividade foi um excelente aprendizado. “Eu achei muito bom porque nós descobrimos todos os bichos que moram aqui na Gamboa, porque da janela ou na rua não dava pra ver. O fotógrafo teve que ir para o mato”, frisou.

Durante a festa, a coruja buraqueira foi eleita mascote da escola. O animal vai ser usado nas camisas e bandeiras usadas pelos alunos durante a Copa Rural que acontece na semana que vem. “Eu estou emocionado em saber que uma dessas fotos vai virar um mascote. Não é todo dia que você é reconhecido e convidado para este tipo de evento. Isso vai ser muito bacana”, concluiu Marcos Fabrício.