Alunos que estudam no condomínio do MCMV de Itaipuaçu falam das expectativas para prova - Foto: Fernando Silva

No próximo domingo (05/08), os 120 alunos do curso preparatório Pré-Encceja, oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Maricá, por meio das secretarias Geral de Governo e de Economia Solidária, aos moradores dos condomínios Minha Casa, Minha Vida de Inoã e Itaipuaçu têm a oportunidade de realizar um grande sonho: conquistar o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio.

Com histórias de vida diferentes, a ansiedade é comum à maioria dos inscritos na prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), programa do Ministério da Educação, que concede os certificados para quem não teve oportunidade de concluir os estudos na idade escolar adequada.

Tendo estudado até a quarta série do antigo primário, a costureira Edvan de Jesus Oliveira, de 62 anos, estava há mais de 40 anos sem frequentar uma sala de aula, mas nunca desistiu da vontade de aprender. “Tive que me dedicar a criação do meu filho, que é especial, e exigia muitos cuidados por ser totalmente dependente de mim. Mas, sempre sonhei com o dia de ter o meu certificado.  E, mesmo que não seja aprovada, aprendi muita coisa durante esse curso. Eu só tenho a agradecer”, destacou a costureira que fará a prova para o Ensino Fundamental.

Com dificuldade para escrever, Antônio Luiz da Silva, de 43 anos, que está desempregado, confessou que cursou a quarta série por mais de oito anos. “Na infância, não tinha muito interesse. Depois, comecei a ficar com vergonha de não aprender. Um dos meus grandes bloqueios é fazer redação. Tinha medo de escrever errado e nada saía no papel. Sei que isso me fechou a porta de, inclusive, ter sido contratado por uma grande empresa. Mas, com esse curso, os professores me deram dicas que tornou o aprendizado mais fácil”, salientou o aluno, que sonha em cursar Direito ou Engenharia.

Já Ana Faria Ferreira, de 27 anos, não conseguiu concluir o terceiro ano do Ensino Médio porque foi surpreendida por uma gravidez. Hoje, com três filhas, de oito, seis e quatro anos, ela quer prosseguir com seu antigo sonho de ser advogada. “O que mais me chateia é ouvir das pessoas que não vou conseguir. Eu acredito no meu potencial. E sei que nunca é tarde”, desabafou. Ana aproveitou para dar um conselho, principalmente para as adolescentes. “Apesar de amar muito minhas filhas, uma gravidez fora da hora muda toda nossa rotina e atrapalha muito nossos planos. Estudem bastante primeiro e depois pensem em filhos”, salientou. Sobre o curso preparatório, Ana disse que foi essencial para melhorar seu aprendizado. “Quando estudava, nunca tinha repetido de ano, mas confesso, que Matemática era um grande problema. Com as dicas que foram fornecidas no Pré-Encceja, parece que ficou mais fácil”, acrescentou.

Tânia de Oliveira, de 53 anos, também ouviu palavras de desencorajamento. “Quando decidi me inscrever no preparatório, me perguntaram se eu não estava muito velha para voltar a estudar e para que iria perder meu tempo. Só que penso diferente. Não estou perdendo nada. Estou ganhando muitos conhecimentos e concretizando meus sonhos”. Tânia explicou que parou de estudar aos 12 anos ao passar por um grande trauma e seu pai a obrigar a se casar. “Mesmo com sete filhos, consegui fazer alguns cursos de informática, esterilização e de massoterapia. Mas, não podia obter o certificado e atuar profissionalmente porque não tenho o ensino fundamental concluído. E é isso que eu vim conquistar”, destacou a aluna que pretende continuar estudando para ser técnica de enfermagem.

De forma pioneira no Brasil, pela primeira vez realizado dentro do programa Minha Casa, Minha Vida, o Pré-Encceja teve início em Maricá no dia 16 de abril, no MCMV de Inoã, e, no dia 18 de abril, no MCMV de Itaipuaçu, com aulas duas vezes na semana, à noite. Segundo a coordenadora geral do curso, Carol Souza, o processo de aprovação no Encceja é diferente do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). “No Encceja, não há disputa por vaga  Se o aluno acertar metade das questões, ele conquistará seu certificado. Ou seja, depende somente dele e tenho a certeza de que a maioria dos alunos que participaram do curso preparatório serão aprovados”, declarou a coordenadora.

Saiba mais sobre o Encceja

O exame será composto por quatro provas de múltipla escolha por nível de ensino e uma redação. Cada prova tem 30 questões de múltipla escolha nas seguintes áreas: Ciências da Natureza, Matemática, Ciências Humanas Linguagem e Códigos. Haverá aplicação das provas nos dois turnos, tanto para o ensino fundamental quanto para o  ensino médio, das 9h às 13h e das 15h30 às 20h30.

Os portões serão abertos às 8h e fechados às 8h45. Já no período vespertino, serão abertos às 14h30 e fechados às 15h15. Em Maricá, as provas serão aplicadas na Escola Municipal Carlos Magno Legentil de Mattos, no CEM Joana Benedicta Rangel, no CIEP 259 Profª Maria do Amparo Rangel de Souza, na escola municipal Profº Darcy Ribeiro e no Colégio Estadual Caio Francisco de Figueiredo.

A prefeitura irá ceder o transporte para levar os alunos do Pré-Encceja dos condomínios Minha Casa, Minha Vida até seus locais de prova. Lembrando que o candidato deverá comparecer com documentos pessoais originais, portando caneta transparente de cor preta.