Minidocumentários foram exibidos sábado no Cinema Municipal Henfil - Foto: Katito Carvalho

A oficina de cinema Cine Henfil em Ação vai abrir novas turmas em agosto, com aulas ministradas nos condomínios do programa Minha Casa Minha Vida em Maricá. Os cursos terão duração de quatro meses com carga horária total de 36 horas, e as inscrições estão previstas para serem iniciadas na próxima semana. No programa haverá aulas sobre história do cinema, produção e finalização cinematográfica. No último sábado (28/07), alunos da Oficina Cine Henfil em Ação/Documentário 2018 receberam os certificados de conclusão do curso, em cerimônia realizada no Cinema Público Municipal Henfil, no Centro.

Na ocasião, os 25 formandos tiveram a chance de mostrar suas mini-produções, cada uma com duração média de dez minutos, que foram exibidas para a plateia. O curso foi ministrado pelo produtor cultural Wavá de Carvalho, que também exibiu seu minidocumentário “Di Branco, 50 Anos da Feira Hippie de Ipanema”. Nas dez obras mostradas e produzidas pelos alunos e com duração média de 10 minutos, a temática foi a cidade de Maricá com seus personagens, recantos e histórias.

“Fiquei bastante surpreso com o esmero e o capricho das produções, onde cada um dos alunos teve uma pauta voltada para a memória imaterial da cidade. No geral, o nível foi bem alto e mostrou que há muita gente talentosa na cidade. Quem sabe no futuro não vai ter gente daqui ganhando prêmios de importância nacional”, arrisca Wavá, que ainda não sabe se irá ministrar o novo curso. Ele apontou como destaques os documentários “À Luz de Velas” (uma minibiografia do ex-prefeito Washington Quaquá) e “Dona Benedita de Maricá, Artesã da Taboa” (sobre uma artista plástica da cidade).

De acordo com a coordenadora de audiovisual da Secretaria de Cultura, Mariana Figueiredo, o objetivo é mostrar a linguagem cinematográfica. Desta vez, segundo ela, os trabalhos finais terão temas livres e duração máxima de 15 minutos. Para se inscrever, o aluno deverá levar RG, CPF e comprovante de residência, sendo que os menores de idade precisão que os pais ou responsáveis levem seus documentos – a participação é permitida a partir dos 12 anos. A data de início e o local das inscrições ainda serão confirmados.