Peça “A Ira de 1968” no Cineteatro Henfil - Foto: Clarildo Menezes

O Cineteatro Henfil promoveu uma dobradinha cultural no último sábado (21/07). Às 18h, foram apresentados três esquetes premiados no festival de esquetes que aconteceu em Maricá no mês de março: “Brincantes”; “A História é uma Estória” e “Invisível”. Mais tarde, às 20h, o espetáculo “A Ira de 1968” contou a história do Brasil e retratou os principais acontecimentos mundiais daquele período. As apresentação fizeram parte da programação do II Festival Internacional da Utopia, encerrado no último domingo.

No primeiro espetáculo o público pôde conferir as três peças premiadas durante o festival de esquetes, promovido pelo Sindicato dos Artistas do Estado do Rio de Janeiro (Sated-RJ) e que foi realizado simultaneamente em 7 cidades do Estado, incluindo Maricá. O elenco dos três esquetes era composto por jovens atores da oficina de teatro do município.

O jovem Bernardo Farias, de 17 anos foi assistir ao espetáculo e contou o que achou da apresentação dos amigos que estudam na oficina de teatro. “Gostei mais da segunda história que falava sobre um assunto mais contemporâneo e de forma engraçada. Mas todas elas foram demais”, contou o adolescente.

Também prestigiando os amigos, o jovem Levi Bianchi, de 25 anos, comentou sobre a importância de incentivar a cultura para os jovens moradores da cidade. “Eu acho muito legal. Ter um ótimo espaço destinado para o pessoal conhecer quem são os artistas daqui de Maricá”, avaliou.

Já na segunda apresentação os espectadores puderam assistir à dramatização da “Ira de 1968”, que retrata os principais acontecimentos do Brasil e do mundo que marcaram àquela época como a Passeata dos 100 mil, o fechamento do Calabouço, o Congresso de Ibiúna, a Revolução Francesa, entre outros fatos.

O ator e diretor do espetáculo teatral, Raul Toledo, falou da felicidade de ter no elenco atores ingressando do mundo do teatro. “Pra mim, é como ver meu jardim desabrochando. Eu fico muito orgulhoso porque é um espetáculo muito difícil, com um cunho dramático bem profundo e eles estão chegando lá”, avaliou o diretor da Cia de Teatro Máscaras, que pela primeira vez participou do Festival da Utopia.

Fazendo teatro há cerca de 1 ano e meio, o jovem ator que integra o elenco da peça comentou sobre a emoção de fazer seu primeiro trabalho de cunho mais dramático. “Já fiz algumas peças para o lado mais infantil e essa tem uma carga bem pesada e dramática. Com isso, sem dúvidas, ela acaba virando um trabalho mais desafiador para mim como ator”, relatou Cadu Dorneles.

O casal Zola Xavier e Janete Valadão foi assistir ao espetáculo e prestigiar os jovens talentos do município. “Não é surpreendente porque uma cidade que promove o Festival Internacional da Utopia não poderia deixar passar batido o Maio de 1968, que foi um grande acontecimento, não só no Brasil, mas também na França e no mundo todo. Este momento de busca e reflexão para novos caminhos. Nota 10!”, disse o espectador acompanhado de sua esposa. “Só em ver o elenco e a direção já me traria até aqui para assistir a essa peça. A referência de ter o Raul Toledo e o Mário Vieira à frente do espetáculo para mim já basta. Parabéns a Maricá por contar com esse elenco e essas pessoas aqui na nossa cidade!”, comentou Janete.

O Cineteatro Henfil fica na Rua Domício da Gama, 291, esquina com a Rua Alferes Gomes, no Centro.