Equipes padronizam calçada na antiga Rua 34, em Itaipuaçu - Foto: Marcos Fabricio

Além do Centro, Flamengo e Região Litorânea, mais calçadas com acessibilidade estão sendo feitas em Maricá. Equipes da Secretaria de Obras estão também na Avenida Zumbi dos Palmares, na região conhecida como Barroco, em Itaipuaçu. Todas as calçadas da via estão recebendo novo piso com tijolos maciços e uma faixa central para pessoas com deficiência visual. A divisória das pistas da avenida também está sendo recuperada com tijolos vermelhos e será sinalizada para se tornar também uma ciclofaixa.

De acordo com a secretaria, as calçadas vão passar pela intervenção entre as praças do Barroco e dos Gaviões, próximo à ponte sobre o Canal da Costa, beneficiando assim toda a extensão da avenida. A divisória central também será inteiramente restaurada entre a Praça do Barroco até a esquina com a Rua Van Lerbergue (antiga Rua 34). Por causa da intervenção, o trânsito será interrompido em um dos sentidos de acordo com a necessidade e liberado ao final do dia. Nesta terça (25/07), por exemplo, o trecho interditado ficou entre a praça e a Rua dos Cravos.

Quem circula a pé pela localidade afirma que a obra já surte efeitos. “Caminho para a praia todos os dias e já está bem melhor que antes. Muita gente já caiu aqui por causa dos buracos que tinha nessa faixa. Vai ficar até mais bonito”, projetou a dona de casa Tânia Azevedo, de 39 anos, que se dirigia à orla com a nora e duas netas. Para a atendente de farmácia Diana Serrano, de 20 anos, o novo piso vai ajudar a passar com o carrinho do pequeno Miguel, de apenas 7 meses. “No meio tinha muito buraco mesmo, estava muito ruim. Agora vai melhorar para nós”, garantiu.

Mesma ação em outros quatro bairros

O mesmo trabalho está sendo realizado em outros pontos da cidade. O primeiro desses passeios públicos a ficar pronto tem aproximadamente 500 metros e fica na faixa de praia da Avenida Maysa, entre a ponte da Barra de Maricá e Guaratiba. No lado oposto da via, outra calçada foi colocada no mesmo trecho e recebe as últimas peças na esquina com a Avenida Reginaldo Zeidan. No caminho entre a Barra e o Centro de Maricá, a também nova calçada da Avenida Prefeito Ivan Mundim recebe o mesmo tratamento entre a rotatória de Zacarias e a ponte do Boqueirão. O trecho terá ainda nova iluminação e uma ciclofaixa.

As calçadas da Avenida Roberto Silveira, entre o Centro de Maricá e o Flamengo, também serão inteiramente restauradas e receberão acessibilidade até o fim do ano. De acordo com a Secretaria de Obras de Maricá, o trabalho vai passar por todos os trechos até chegar às imediações do Complexo Esportivo Leonel de Moura Brizola, no Flamengo, que vão compor aproximadamente dois quilômetros de calçadas.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here