Projeto Onda Certa na aldeia indígena - Foto: Fernando Silva

“Onda Certa”! O grito de guerra do projeto ecoou nesta quinta-feira (26/07) na aldeia indígena Tekoa Ka’ Aguy Ovy Porã (Mata Verde Bonita), em São José de Imbassaí. Os 65 jovens com idades entre 8 e 13 anos visitaram a comunidade com os instrutores para conhecer um pouco da cultura guarani. A atividade, que incluiu uma caminhada pela área da aldeia e até uma ‘pelada’ com os jovens locais, foi aberta também aos pais dos participantes.

O grupo de crianças e adolescentes foi recebido pela pajé Jurema Nunes, que deu as boas vindas a todos e falou sobre a importância da união de um grupo. “Nunca teve briga nem roubo na aldeia. Aqui cada um faz sua parte, por exemplo, para construir uma das ocas”, contou a índia, que ainda ensinou como é o nome do projeto na língua tupi-guarani: “yy omy i porã”. Ela guiou os jovens por toda parte e contou que o curso d’água que passa ao lado foi limpo por eles, sendo dali que retiram parte de seu alimento.

A curiosidade era visível entre a garotada, que ficou feliz de participar da visita. “Achei interessante a cultura deles, o lugar é bem diferente também. Gostei de vir”, disse Bernardo, de 8 anos. Ao lado, a mãe do menino considerou válida a oportunidade. “É uma nova cultura, desconhecida para eles, e a aldeia é bem estruturada. O projeto no geral é muito bom, cada dia tem uma experiência nova, ele fez amigos novos”, relatou a gerente de contas Kátia Keller, de 45 anos, que mora com o filho na Barra da Tijuca (Zona Oeste do Rio), mas tem uma casa na Barra de Maricá.

Entre os adolescentes, ficou a vontade de apreender ainda mais sobre os indígenas. “Queria ver mais movimento aqui, ouvir mais a língua deles, foi o que eu mais gostei”, afirmou Andressa Etiely da Matta, de 13 anos, moradora do Parque da Cidade. Para a amiga dela, Carolina Cândido Santana, a surpresa foi ver os índios de maneira diferente do que imaginava. “Sempre falam deles quase nus e em ocas precárias, mas aqui eles parecem muito bem instalados e sem abrir mão da tradição”, constatou a jovem de 14 anos que mora na Barra.

O projeto será encerrado nesta sexta-feira (27) com uma solenidade da altura de Rua Quatro, na Barra de Maricá. Estão previstas premiações, distribuição de medalhas e uma confraternização entre os jovens. De acordo com coordenador do “Onda Certa’, major Gilvane Dias, a visita à aldeia será uma das marcas que ele vai levar. “A outra foi a soltura da tartaruga marinha, uma coisa para ficar na lembrança mesmo, assim como a ação de hoje”, avaliou.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here