Projeto Onda Certa - Foto: Fernando Silva

Os cerca de 60 alunos do projeto “Onda Certa”, realizado pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e pela Secretaria de Proteção e Defesa Civil, participaram de uma capacitação em primeiros socorros na manhã desta terça-feira (24/07). A ação, desenvolvida pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Secretaria de Saúde de Maricá, mostrou técnicas de suporte básico de vida (Basic Life Support) que podem ser realizadas simplesmente com as mãos.

“A finalidade de instruir estas crianças é para que possam ajudar a salvar vidas, não só na praia, mas em casa também. Queremos que em qualquer situação elas saibam manobras de desobstrução de vias aéreas, identificar uma parada cardiorrespiratória e como chamar socorro”, afirmou o técnico em emergência médica do NEP, Claudemir Quirino.

Durante a aula os jovens tiveram acesso à equipamentos como o manequim de torso (boneco para simulação da massagem cardíaca); o DEA (Desfibrilador Externo Automático); e a máscara facial para reanimação cardiopulmonar (RCP), também conhecida como respiração boca a boca; manta térmica; além da bolsa válvula máscara (Ambu).

Ajudante em uma manobra de massagem cardíaca, o aluno Gabriel Machado, de 15 anos, falou sobre a atividade. “Estou aprendendo e conhecendo muitas coisas, hoje teve essa parte de salvamento e primeiros socorros, que foi muito legal. Não sabia nada sobre isso, agora vou poder ajudar”, disse Gabriel.

A instrução, acompanhada com atenção pelos pequenos, também foi estendida aos adultos, que participaram e tiraram muitas dúvidas. “Vimos que muitos pais estavam aqui aguardando os filhos e resolvemos também torná-los multiplicadores”, explicou Quirino.

Para Patrícia Maia, que tem 30 anos e é mãe da aluna Vitória, de 10 anos, a experiência foi enriquecedora. “O projeto já começa bem por proporcionar distração em um período de férias, mas muito além disso, ele ensina sobre disciplina, sobrevivência e cuidados com o meio ambiente e com o próximo”, destacou Patrícia.

De acordo com o Major Gilvane Dias, esta foi a primeira vez que o Onda Certa recebeu este tipo de atividade. “Neste ano estamos tentando ser um projeto diferente, incrementando o curso com participações como a da empresa de consultoria ambiental CTA, que realiza a reabilitação e soltura de animais; agora esta aula de primeiros socorros e ainda nesta semana com uma visita à Aldeia Indígena que fica em São José do Imbassaí”, adiantou.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here