Com uma plateia interessada o II Festival Internacional da Utopia apresentou na manhã do último sábado (21/07), na Tenda dos Pensadores, montada no Esporte Clube Maricá, no Centro, um debate sob o tema “O Rio e Seus Desafios”. O evento contou com a participação do economista e doutor em planejamento urbano e regional Mauro Osório, da professora e pesquisadora Morgana Eneile e do professor da PUC-Rio Aldair Rocha que discutiram a respeito dos caminhos possíveis para que o estado do Rio de Janeiro saia do cenário atual de profunda crise.

“É preciso encontrar uma centralidade para que mulheres e jovens estejam na política”, disse Morgana destacando ainda o direto de escolha dos jovens de periferia que normalmente são empurrados para o mercado de trabalho. “O jovem da periferia tem que ter direito ao desejo, o direito ao ócio, o direito de decidir”, afirmou. “É o momento de trocar a raiva pela utopia”, falou Mauro Osório, segundo palestrante do debate a fazer o uso da palavra. “Nem UFRJ, a Uerj, a PUC e a UFF têm uma linha de pesquisa sobre o dinamismo econômico do Rio de Janeiro”, alertou o economista.

Já Aldair Rocha fez uma reflexão sobre como a política praticada no estado do Rio de Janeiro persiste com um modelo historicamente escravocrata. “Quem mora na favela é quem faz a cidade existir. As luzes começam a acender nas favelas às 3 ou 4 horas da manhã todos os dias. Que vida é essa?”, questionou.

Os estudantes Rafael Martins de Oliveira, de 26 anos, e Ravila Alves, de 19 anos, ambos de Goiás, elogiaram o Festival e contaram que estão se alternando entre as atrações e atividades do Alojamento, em São José  e as do Centro. “Realmente estou adorando o Festival da Utopia, a organização e inclusive a alimentação do Acampamento da Juventude, onde estou acampado”, afirmou Rafael. “O Festival está maravilhoso”, elogiou. “Estou gostando muito de tudo. As mesas de debates estão incríveis e os palestrantes são ótimos. Vim só para o Festival e valeu muito a pena. Só vou embora depois do último show do domingo” garantiu Ravila.