Simulados serão realizados nos polos Itaipuaçu, Inoã e Centro, das 18h às 21h30 - Foto: Fernando Silva

O Projeto “Pré-Enem Popular 2018”, realizado pela Prefeitura de Maricá através das secretarias Geral e de Governo, Educação e Cultura, fará o primeiro simulado preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018 neste sábado (21/07) e terça-feira (24/07). A prova, que acontecerá nas escolas municipais Carlos Magno Legentil de Mattos (Centro), João Monteiro (Itaipuaçu) e Marisa Letícia (Inoã), contará com a participação de 420 dos 764 alunos que atualmente fazem parte da iniciativa.

“É exatamente igual ao ENEM, a prefeitura está investindo muito na qualificação destes candidatos. O aluno tem um certo medo da prova, no entanto, é ela que nos dá embasamento para direcionar o aprofundamento dos estudos nas áreas em que forem identificadas maiores dificuldades”, explicou o professor William Campos, que é coordenador do Pré-Enem Popular.

Com 90 questões, o exame será dividido entre 45 questões de linguagens e seus códigos (português e língua estrangeira) e 45 de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia), além da redação. “O mais legal é que depois da prova teremos uma aula dedicada à correção, o professor entrará em sala para corrigir o que foi feito, e os alunos já terão a oportunidade de esclarecer as primeiras dúvidas”, pontuou William.

De acordo com o coordenador do simulado, Matt Sobreira, a prova terá 5h30 de duração e acontecerá das 9h às 14h30. “Pedimos para que todos cheguem com uma antecedência mínima de 30 minutos. Os portões fecharão pontualmente e este já será um preparatório para o exame nacional que acontece em novembro”, afirmou.

No próximo domingo (22/07), o link de acesso ao formulário de inscrição para a segunda etapa do simulado, que acontecerá no dia 28/07, será disponibilizado através da página do Pré-Enem no Facebook. “Mesmo quem não vai fazer este primeiro simulado, pode se inscrever para o segundo. Montei um formulário online no qual os interessados deixarão seu nome, pólo de aula onde estuda e a data de preferência para realização do exame”, antecipou Matt. Esta segunda prova contará com 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza (biologia, física e química).