O CAIC Elomir Silva, em São José do Imbassaí, recebeu nesta terça-feira (17/07) as 180 merendeiras da rede municipal para um treinamento que teve como objetivo reciclar o conhecimento e aprofundar as orientações de boas práticas de manipulação de alimentos, além de conservação e limpeza dos uniformes, uso de toucas e EPIs (equipamentos de proteção individual), entre outros itens de higiene e segurança.

De acordo com a nutricionista Lourice Soares Bittencourt, responsável técnica da Secretaria de Educação e que atua na Coordenação de Alimentação Escolar a capacitação é 100% teórica e foi dividida em duas equipes, uma no período da manhã e a outra no período da tarde, ambas com quatro horas de duração.

“Todo ano, no período das férias, nós fazemos essa capacitação. Dependendo da demanda e da necessidade aplicamos o treinamento a cada seis meses, mas quando não é possível realizamos ao menos uma vez por ano”, afirmou Lourice. “O treinamento hoje é ministrado pela empresa terceirizada responsável pela contratação das merendeiras e conta com uma equipe de segurança do trabalho que vai abordar questões como normas de segurança, importância do uso do uniforme, de luvas térmicas, limpeza da cozinha e prevenção de acidentes de trabalho”, explicou. “Temos ainda nutricionistas da Secretaria de Educação que vão orientar as merendeiras no que diz respeito ao controle de qualidade em relação à alimentação servida, higiene, etiquetagem, conservação, validade, preparo e todo o processo do dia a dia”, frisou.

Adriana Alves, de 23 anos, merendeira há três anos da Escola Municipal Professor Oswaldo Lima Rodrigues, em Itaipuaçu, falou da importância de participar desse tipo de treinamento. “Para mim é um momento para relembrar procedimentos que já aprendi, afinal nunca é demais reforçar”, avaliou Adriana. Já a merendeira Ledir Rosa, de 49 anos e que há cinco meses trabalha na mesma escola que Adriana disse que para ela tudo é novidade. “Sou nova na escola e para mim tudo aqui é inédito. Hoje sigo a orientação das minhas amigas de trabalho mais antigas na atividade, mas agora, com esse treinamento, vou conseguir entender melhor alguns procedimentos e com certeza estarei mais preparada para realizar o meu trabalho”, analisou.

Para Márcia Roberta, diretora adjunta do CAIC, tudo que envolve capacitação e aprimoramento de profissionais que quando trabalham com alimentação é bem vindo. “Esse treinamento é muito valido. Aqui elas são expostas a informações importantes e que no dia a dia, no momento de colocar o conhecimento adquirido em pratica o resultado é muito positivo, inclusive para a segurança delas próprias”, afirmou Márcia. “Não podemos nunca deixar de ter esse curso e elas não podem nunca deixar de participar”, frisou.

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here