A Escola Municipal de Administração (Emar), em parceria com a Secretaria de Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realizará, em agosto, três cursos de educação popular em Saúde, voltados para Agentes Comunitários e de Vigilância em Saúde, profissionais da Atenção Básica do SUS e para outros profissionais de saúde, além de lideranças comunitárias, conselheiros e movimentos sociais, os três últimos selecionados pela coordenadoria municipal de Saúde.

O primeiro curso, com turma iniciando dia 02/08 e carga horária de 40 horas, faz parte do Projeto “Itinerários do Saber” e tem como objetivo promover a qualificação e educação permanente dos profissionais do SUS. O curso também será dividido em quatro eixos: Acolhimento em Saúde; Saúde Mental; Segurança do Paciente e Vigilância em Saúde. A segunda turma terá início dia 13/09.

O segundo curso será de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde, qualificando a prática educativa de profissionais, agentes de vigilância em saúde e de lideranças comunitárias que atuam em áreas com cobertura da atenção básica do SUS. Para este curso a carga horária é de 160 horas e as aulas começarão dia 22/08, terminando em 12/12.

Esta capacitação é apenas o início de uma série de preparações que estamos fazendo para os profissionais que irão atuar no futuro Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara. A Emar tem programado muitos cursos voltados, principalmente, para este futuro próximo”, disse Maria Inez Pucello, diretora da Emar.

Todas as aulas serão realizadas na sede da Emar e ministradas por profissionais da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (Fiocruz), em conjunto com os Coordenadores da Saúde Municipal, Gilson Andrade e Camila Franco.