Instalação de cabos de fibra ótica no prédio da prefeitura, no Centro -Foto: Michel Monteiro

A Escola Municipal de Administração de Maricá (EMAR) submeteu dois trabalhos (“Escola de Governo ou Universidade Municipal de Maricá – RJ?” e “Projeto Pró-Fundamental”), que foram selecionados pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) para apresentação durante o 12º Encontro Nacional da Rede de Escolas de Governo (12º ENEG 2018) que deve acontecer entre os dias 01 e 03 de agosto em Natal – Rio Grande do Norte. Sob o tema “Inovação em Escolas de Governo” o encontro trata-se de um evento paralelo ao 12º Congresso de Gestão Pública (CONGESP), que tem como tema central “Gestão, Liderança e Inovação”.

Segundo a EMAR dois servidores comparecerão ao evento e se encarregarão de apresentar os dois projetos seguindo os formatos determinados pela organização do 12º ENEG 2018. É importante destacar que recentemente a ENAP credenciou a EMAR como “coirmã” e que a chamada para trabalhos práticos de inovação no ENEG privilegiou diversas áreas de atuação, entre elas: “Levantamento de competências em carreiras públicas”, “Educação à distancia nas escolas de governo”, “O papel da pesquisa nas escolas de governo”,” Práticas de inovação nas escolas de governo” e muitas outras.

Diretora da Emar, Maria Inez Pucello falou da importância de Maricá participar do ENEG 2018. “Podemos dizer que o município é premiado quando têm dois trabalhos selecionados para apresentação num evento nacional de escolas de governo”, afirmou a diretora. “Esse não é um evento qualquer. Existem várias instituições dedicadas ao treinamento e a capacitação de servidores públicos, isso nas três instâncias de governo. Fora as capitais, poucos municípios contam com escola de governo. No estado do Rio de Janeiro Maricá está entre pouquíssimos municípios, podemos contar nos dedos de uma mão”, avaliou. “Realmente nós sentimos premiados, afinal são dois projetos sobre inovação da administração pública da escola de governo de Maricá presentes num evento de destaque nacional”, comemorou Maria Inez.

A EMAR é uma articulação da ENAP, e tem por objetivo aumentar a eficácia das instituições que trabalham com formação e aperfeiçoamento profissional dos servidores públicos. Nesta missão a Rede busca o compartilhamento de conhecimentos e de experiências sobre as boas práticas existentes nas Escolas de Governo espalhadas pelo país e incentiva trabalhos em parceria.

Conheça os projetos:

1º) “Escola de Governo ou Universidade Mundial de Maricá – RJ?”

Área: “O desafio da institucionalização das escolas de governo”

Neste trabalho a EMAR abordou as perspectivas de transformar-se em uma Universidade Municipal, tendo em vista os desafios institucionais e a priorização dos esforços de capacitação de servidores cujos os serviços se destinam diretamente ao maior número de cidadãos.

2º) “Projeto Pró-Fundamental”

Área: “Educação à distancia nas escolas de governo”

Este projeto pretende disponibilizar a plataforma de ensino à distancia (EAD) desenvolvida pela EMAR para professores e alunos do 9º ano do ensino fundamental utilizarem na rotina pedagógica, mormente a atividades preparatórias para exames de admissão nas escolas técnicas e militares de ensino médio. Posteriormente o projeto poderá se estender a todo o ensino fundamental e médio.