Teve início nesta segunda-feira (16/07), o Projeto Onda Certa, uma iniciativa da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e da Defesa Civil. Com sucesso de inscrições (mas as vagas se esgotaram em duas horas no primeiro dos dois dias previstos), 60 alunos entre oito e 17 anos começaram a participar das atividades na Barra de Maricá,  que incluem dicas de prevenção de afogamentos, identificação de correntes de retorno (valas), primeiros socorros e outros exercícios físicos na areia.

Para aproveitarem os 10 dias de atividades nas férias, os alunos do Projeto também farão uma visita à Aldeia Tekoa Ka’ Aguy Ovy Porã (Mata Verde Bonita, em tupi-guarani), em São José do Imbassaí, e vão participar também de atividades sobre o meio ambiente e animais marinhos com uma empresa que faz o monitoramento das praias.

Para o participante do projeto, Gustavo Torres, de 14 anos, esta é uma oportunidade para aprender um pouco mais do que ele gosta bastante: o mar. “Gosto muito de esportes e o Onda Certa vai me ajudar a conhecer um pouco mais sobre o mar e como me proteger dele, cuidando da natureza também. Espero também aprender muitos novos exercícios aqui. Estou bastante empolgado”, disse.

As atividades foram supervisionadas pelo coordenador de Salvamento Marítimo da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá, Major Gilvane Dias, que destacou o sucesso do projeto. “O Projeto Onda Certa está em sua segunda edição e procuramos desenvolver uma atividade nestas férias curtas das crianças e adolescentes. Aqui recebemos moradores e os visitantes também, que têm casas e parentes na cidade. Todos ocupam seu tempo realizando atividades que farão diferença na vida deles”, concluiu Dias.

Ao término do curso, dia 27/07, todos vão ganhar medalhas e os três melhores de cada categoria (8 a 11 anos; 12 a 14 e 15 a 17 anos) ganharão um brinde especial.

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here