Em sua 2ª reunião realizada nesta quinta-feira (12/07), a Comissão Permanente de Preservação e Manutenção de Áreas Públicas (Copremar) fez um diagnóstico sobre as cinco ações realizadas no mês passado. O encontro aconteceu na sede da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), no aeroporto, e teve como finalidade discutir com seus integrantes (secretarias de Obras, Urbanismo, Segurança e Habitação) quais serão as estratégias a serem adotadas nas próximas ações. A Copremar é uma comissão vinculada à Codemar e tem a função de prevenir e coibir invasões nesses locais.

Na operação realizada em junho nos bairros do Bananal, Vale da Figueira, Itaipuaçu, Guaratiba e Bela Vista, em Jacaroá, a equipe instalou aproximadamente 60 placas informando tratar-se de áreas públicas e /ou lagunares, de forma a coibir novas invasões. Outra ação que está sendo desenvolvida pela comissão é a distribuição de panfletos à população durante a visita da equipe.

“Estamos dando divulgação a essas operações para que a pessoa, quando pensar em comprar terreno em Maricá, possa ver que estamos em atuação para coibir a construção em áreas irregulares. Os panfletos tem a finalidade de pedir que a população nos ajude a preservar a nossa cidade e que impeça de vez a invasão”, disse o primeiro secretário da Copremar, Júlio César Ramos.

César Ramos ressaltou também que membros da comissão fazem rondas diariamente no período diurno por todo o município e enfatizou que caso sejam encontradas edificações sendo construídas em lugares inapropriados, elas serão derrubadas. “Se passarmos em uma área pública e vermos um alicerce, a obra não vai adiante. Nós vamos demolir”, frisou, acrescentando que há tratativas para que a fiscalização se estenda ao período noturno.

A Secretária de Habitação e Assentamentos Humanos, Rita Rocha, esteve na reunião e reconheceu a importância do trabalho da comissão, que coíbe o avanço de construções em espaços vazios do município e que podem ser utilizados pelo poder público. “São áreas importantes para atender a população das famílias que nós regularizamos e que muitas vezes precisam de escolas, de postos de saúde ou de um local para a construção de praça. São áreas que às vezes são ocupadas por uma população que nem precisa daquele espaço para sobreviver. São muitas casas construídas para aluguel e/ou para venda. É o comércio irregular que acaba penalizando a população menos favorecida”, avaliou a secretária.

Presidente da Codemar, José Orlando Dias ressaltou que a intenção da Copremar não é só a de retirar os invasores e sim, dar função à área. “Pretendemos dar finalidade ao objetivo dela. Se é pública, tem que atender ao público, seja na condição de algum equipamento, seja na conexão dela ao meio urbanístico da cidade”, afirmou.

A Comissão foi implantada no dia 04/06 e tem como presidente o Secretário de Ordem Pública, Segurança e Trânsito, Celso Netto.

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here