Foi reinaugurado na tarde desta sexta-feira (13/07) o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), junto com a Clínica de Ortodontia de Maricá, no Boqueirão. Com isso, Maricá se torna o primeiro município do estado a receber esse tipo de serviço de forma totalmente gratuita. Completamente reformado, equipado e informatizado o local, que já oferecia diversos serviços, entre eles, tratamento de canal, cirurgias, restauração e odontopediatria, a partir de agora passa a contar com mais essa especialidade odontológica cujo objeto é prevenir e corrigir estados de anormalidade no alinhamento dos dentes.

Para o prefeito Fabiano Horta a entrega do equipamento significa um importante avanço na saúde do município. “O CEO é uma obra física que está absolutamente revitalizada, com alto nível de modernização dos aparelhos disponibilizados, mas o que está representado aqui é a vitória da saúde bucal em nosso município”, afirmou o prefeito. “Desde garoto escuto o debate sobre a saúde bucal e a dimensão disso nunca foi apossada pelo público, pelos governos, na dimensão que deveria para transformar a vida das pessoas”, analisou. “E, por isso é preciso que nós olhemos para a importância da saúde bucal com essa dimensão aqui, construindo referências, modelos e entendendo que isso aqui tem que ser lugar de excelência, de gente que precisa cuidar de sua saúde bucal. Dente é saúde e precisamos cuidar dele, mas dente também significa autoestima e dignidade e é papel nosso cuidar do sorriso das pessoas”, afirmou o prefeito.

“A equipe da saúde, responsável pela parte odontológica de Maricá é importantíssima porque eles trabalham incansavelmente na prevenção, no tratamento e esse trabalho permitiu que nos tornássemos referência com um Centro de Especialidade Odontológicas que hoje já é considerado um dos melhores e agora com essa reformulação vamos trabalhar para que nós possamos ampliar o CEO para outros bairros, iniciando provavelmente por Itaipuaçu”, anunciou a secretária de Saúde Simone Costa.

A secretária explicou ainda que com a informatização no CEO será possível alimentar o Ministério da Saúde com informações referentes aos atendimentos prestados para que possa ser pleiteada uma ampliação da rede. “Hoje podemos definir esse momento com duas palavras, ousadia e inovação e com isso estamos fechando um ciclo, ou seja, todas as especialidades odontológicas oferecidas em nossa rede”, frisou Simone.

“O tratamento bucal, como todos sabemos ainda é algo caro e é muito satisfatório para nós fazermos parte de um governo que oferece esse serviço gratuitamente. E, não apenas o serviço básico, mas ser o único do Rio de Janeiro que presta serviços nessa área e em outras com exclusividade não somente porque nosso estado não tem dinheiro, mas sim porque o nosso município se preocupa além daqui que cotidianamente qualquer outro município se preocuparia”, avaliou o vice-prefeito Marcos Ribeiro.

O CEO  é composto por três consultórios odontológicos novos, equipamentos modernos e área de esterilização. O atendimento é oferecido  para crianças (a partir de 07 anos), jovens e adultos que se encontram com a saúde bucal em dia. O tratamento será realizado de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, mediante encaminhamento de um dentista do posto mais próximo da residência do paciente. Atestada a necessidade de tratamento ortodôntico, poderão ser utilizados aparelhos fixos e/ou removíveis. O Centro de Especialidades Odontológicas fica na Rua Prefeito Ivan Mundim, número 737, Boqueirão. Informações pelo telefone: (21) 3731-3476.