A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta segunda-feira (10/07), no CEM Joana Benedicta Rangel, no Centro, a cerimônia de entrega dos certificados do Programa Formação pela Escola (FPE)) que só no primeiro semestre de 2018 atendeu cerca de 80 cursistas distribuídos nos módulos de Censo Escolar, PNAE (Programa de Alimentação Escolar), FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) e PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola).

Segundo Rejane Macedo, integrante da equipe de Projetos Intersetoriais da Secretaria de Educação e tutora do há seis anos do programa, o FPE é uma iniciativa federal de formação continuada, na modalidade à distância, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com a execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e o controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

“Esse programa é voltado para um público em geral como pais de alunos, funcionários de escolas, professores, diretores, integrantes de conselhos, enfim, para toda a comunidade”, explicou Rejane. “É um programa que trata sobre as politicas de financiamento da educação e por isso, oferta cursos em diversas áreas para a capacitação da equipe gestora e da sociedade para que elas entendam como uma escola é organizada e a partir daí todos possam fiscalizar, cobrar e atuar com o devido conhecimento”, completou. “É importante frisar que já estamos com esse programa em nosso município desde 2012 e hoje estamos entregando aproximadamente 75 certificados para aqueles que fizeram os cursos de Censo Escolar, PNAE, PDDE e o curso de Competências Básicas”, destacou.

O coordenador geral de gestão da Educação Básica, Rodrigo de Moura Santos, falou da importância da disponibilização dos cursos do FPE e da capacitação da sociedade. “Mais de 500 pessoas já passaram pelo Formação Pela Escola. Maricá é um dos municípios que mais tem cursistas no estado, inclusive atendemos a outros municípios e isso é de suma importância porque o programa garante a participação democrática dentro da escola. Os cursos permitem que as pessoas entendam sobre os recursos que vem para a escola, como é gasto esse dinheiro, como essas verbas são investidas, ou seja, a população passa a entender todos os mecanismos para fiscalizar da forma correta”, garantiu Rodrigo.

O professor Jerry Adriano da Silva, de 51 anos, morador de Saquarema contou que já concluiu cinco cursos dentro do programa. “Para mim é muito importante ter o conhecimento sobre como de fato funciona a gestão de uma escola”, afirmou Jerry. “Faço parte de um conselho e como professor preciso sair da sala de aula e entender, por exemplo, como funcionam os recursos da merenda. Eu já fiz cinco cursos e cada curso que eu já fiz me capacitou para uma área especifica da administração escolar e no dia a dia eu utilizo todo esse conhecimento orientando principalmente os meus alunos”, contou.

Os interessados em participar de um dos cursos do FPE devem procurar a Secretaria de Educação, departamento de Projetos Intersetoriais, e realizar um cadastro. Posteriormente os voluntários receberão um contato e serão encaminhados para o curso escolhido de acordo com a abertura de turmas. Segundo os organizadores qualquer pessoa com acesso a internet pode participar seja ela de Maricá ou de outro município.

Os cursos oferecidos são: Tutoria para a Rede do Formação pela Escola; Competências Básicas; Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE; Programa Nacional de Alimentação Escolar – Pnae; Programa de Transporte do Escolar – PTE; Programa do Livro – Pli; Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica d de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb; Controle Social para Conselheiros; Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação – Siope e Censo Escolar da Educação Básica – Sistema Educacenso.