Aplicação de flúor no Cras Itinetante - Foto: Divulgação
O CRAS Itinerante, equipamento da Secretaria de Assistência Social de Maricá, atendeu, neste sábado (07/07), 1008 pessoas no Residencial Carlos Alberto Soares de Freitas, do  Programa “Minha Casa Minha Vida”, em Inoã. A Ação Social ocorreu no salão de festas do setor C, das 9h às 13h, e contou com diversas parcerias. Os moradores, além de terem
recebido orientações sobre os serviços oferecidos pela Prefeitura, puderam aproveitar a oferta de corte e escova de cabelo e design de sobrancelhas. A equipe da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca distribuiu mudas no evento. O CRAS Inoã atendeu cerca de 100 casos entre cadastro único e  recebeu inscrições para oficinas geradoras de renda.
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), a Equoterapia, o Serviço de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (SAPAD) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos (SCFV, somados) obtiveram um total de 120 orientações. A equipe da Assessoria de Eventos, Atividades Sociais e Oficinas inscreveu 19 casais para o projeto “Casamento Comunitário”. A Coordenadora do Atendimento à Criança e Adolescente realizou 50 atendimentos. Os moradores também tiveram acesso às orientações das equipes do Cadastro Único (com maior procura pelo programa Bolsa Família) e do Acolhimento Social, totalizando 60 atendimentos. O advogado do jurídico da Assistência Social atendeu 19 pessoas.

As equipes da Secretaria de Saúde atenderam cerca de 200 pessoas, pelos programas de Hiperdia, com aferição de pressão e realizando  testes de glicose, e Saúde do Homem, o qual tem a responsabilidade de inserir a população masculina (de 29 a 59 anos) nas redes de serviço de atenção básica da Saúde. O Planejamento Familiar também atuou, com  apresentações de métodos contraceptivos e distribuição de camisinhas e a equipe da Unidade Básica de Saúde do MCMV de Inoã agendou consultas e abriu prontuários. A Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Atan) realizou o acompanhamento da Saúde (pesar e medir) de 20 beneficiários do programa Bolsa Família. Vale lembrar que quem é beneficiário e ainda não fez o acompanhamento terá até sexta-feira (13/07) para comparecer ao Posto de Saúde ou terão seus cartões Bolsa Família bloqueados. É necessário levar os cartões de vacinação e do Bolsa Família e, se a beneficiária estiver gestante precisa levar o cartão de pré-natal.

A equipe do programa Saúde Bucal compareceu ao evento com a Unidade Móvel Odontológica. No interior do ônibus, que conta com o mesmo aparato encontrado em um consultório convencional, foram realizados 70 atendimentos entre restaurações de cáries, limpezas, raspagens e aplicações de flúor nas crianças, entre 4 e 12 anos, além do trabalho de prevenção da saúde bucal com escovação e distribuição da escova de dente. O profissional de acuidade visual mediu o nível visual de 49 pacientes através da “Tabela de Snellen”, que consiste em linhas de letras que vão diminuindo de tamanho, sucessivamente.
Mirian Oliveira, de 46 anos, aproveitou para fazer o teste da glicose, inscrever o filho, Caio, de 11 anos, para fazer natação e o teste de acuidade visual. O pedreiro Welligton Carvalho, de 37 anos, agradeceu a oportunidade de realizar o cadastro único e o teste de visão em sua filha que é portadora da Leucoma, em um único dia e sem gastar
com passagens de ônibus. “Estou feliz em estar neste evento. Aqui descobri que também preciso cuidar da minha saúde,” ressaltou Welligton. Lauriana Mataruna, de 38 anos, fez o acompanhamento de pesagem e medição dos seus filhos para o condicionamento do programa Bolsa Família e se inscreveu para o casamento comunitário. “Meu marido ainda
não sabe que fiz a inscrição para o casamento. Farei esta surpresa depois de 12 anos morando juntos,” contou Lauriana. Andrea Barreto, de 45 anos, elogiou o atendimento das equipes. “Estou sendo muito bem atendida em todos os setores.” Disse. “O advogado me orientou sobre como conseguir uma bota ortopédica, já que há tempos estou na espera,” relatou.