Inaugurada escola municipal em Itaipuaçu - Foto: Elsson Campos

Em funcionamento desde fevereiro, a Escola Municipal Maria Cristina de Lima Correa (Itaipuaçu) foi oficialmente entregue para a população na manhã desta sexta-feira (06/07). Esta, que é a segunda unidade educacional inaugurada pela Prefeitura de Maricá no período de uma semana (a outra foi a EM Romilda Nunes, em Inoã), conta com cerca de 650 alunos, do 1° ao 5° ano do primeiro segmento do ensino fundamental.

“Esta escola traz uma metodologia de ensino inovadora, ela faz a integração das crianças e do que acontece na sala de aula com a família em casa. Nosso governo é isto, um tijolo de cada vez, nessa nossa imensa construção. Quem é educador se emociona quando entrega uma escola, ainda mais quando é possível ver o cuidado prestado pela direção e pelos professores”, destacou a secretária de Educação, Adriana Luíza da Costa.

Filha de Maria Cristina de Lima Correa, que dá nome para a escola, Cristiane Correa falou sobre a homenagem. “Minha mãe sempre foi muito focada no social e voltada para a colaboração com crianças, idosos e animais. Ela sempre buscou fazer um trabalho para quem realmente precisava, todo mundo a conhecia como uma guerreira, que estava sempre presente em todos os eventos com muita dedicação”, disse Cristiane, ressaltando a emoção por ver o trabalho da mãe reconhecido. “Ela deixou um legado muito grande e os seus amigos hoje fizeram essa homenagem acontecer. Espero que as crianças aqui sejam alegres e felizes como foi Maria Cristina de Lima Correa”.

De acordo com a diretora da E.M. Maria Cristina de Lima Correa, Simone Miranda, a escola é primordial no atendimento à população da região do Jardim Atlântico. “Eu falo não só como gestora, mas como moradora de Itaipuaçu. Nesta região, nós não tínhamos uma escola de primeiro segmento, tínhamos unidades apenas na Rua 83 e no Recanto, deixando aqui esta carência que acabou sendo temporariamente suprida pela E.M. Valéria Passos, que era destinada à educação infantil”, lembrou Simone.

Agora os moradores contam com turmas de todos os segmentos nos turnos da manhã, que funciona de 8h às 12h, e no turno da tarde, que funciona de 13h às 17h. Avó de um aluno da unidade, Maria Helena elogiou a iniciativa. “Eu vim da Paraíba tem algum tempo, e se antes alguém me contasse que tinha um lugar no Rio de Janeiro com esta tranquilidade e com um prefeito trabalhando desta forma, eu não acreditaria. A prefeitura de Maricá tem cuidado demais da população, assim como aqui no Maria Cristina a direção e os professores cuidam de cada detalhe e de cada aluno”.