Inaugurado 14º núcleo da Casa do Idoso Mais Feliz no condomínio do MCMV de Inoã - Foto: Katito Carvalho

A Prefeitura, através da Secretaria de Políticas para a Terceira Idade, inaugurou nesta quarta-feira (04/07), no Residencial Carlos Alberto Soares de Freitas, em Inoã, a 14º unidade da “Casa do Idoso Mais Feliz”. A iniciativa tem como objetivo promover o bem estar e a qualidade de vida dos idosos que vivem no local, além de estimular a socialização, conivência, interação e a prática de atividades físicas, sempre sob a supervisão de profissionais qualificados. Estima-se que somente no primeiro dia de cadastramento o projeto recebeu mais de 50 inscritos.

Para a secretária da pasta, Lezirée Figueiredo, é uma felicidade poder oferecer qualidade de vida para os idosos do residencial. “Acabamos de inaugurar uma unidade como essa em Ponta Negra”, comemorou Lezirée. “Além disso, a equipe que irá atender os idosos daqui é formada por moradores da localidade. Buscamos aproveitar profissionais do próprio condomínio e redondezas”, contou. “Nosso maior desejo é propiciar para os inscritos o bem estar que a melhor idade merece”, frisou. “E, com o desenvolver do projeto, podemos ampliar as atividades. Tudo dependerá da demanda”, explicou a secretária.

O prefeito Fabiano Horta afirmou que a Prefeitura manterá o novo núcleo de forma efetiva. “É um núcleo novo, fundamental e muito importante para nós. Principalmente porque temos um carinho muito especial pelos condomínios Minha Casa Minha Vida de Inoã e de Itaipuaçu”, disse Fabiano. “Queremos esse núcleo muito vivo, com muita atividade, muita mente funcionando, muita alegria e muita estada, porque a vida é para além de todas as coisas o convívio com outro e vocês, melhores do que eu, sabem disso porque já viveram mais”, explicou. “Vocês sabem o quanto é importante nós convivermos, trocarmos afeto e o quanto isso tem o poder de alongar a vida e nos fazer felizes”, disse o prefeito.

A professora aposentada Lucia Matildes Carvalho, de 86 anos, elogiou a iniciativa. “Isso aqui é uma maravilha. Tudo que nós precisamos era desse carinho e dessa atenção. Quero fazer todas as atividades que estiverem disponíveis para me distrair e poder sair de casa. Estou muito feliz”, ressaltou a professora. Já a dona de casa Sudeli da Silva Costa, de 58 anos, falou em sonho. “Há muito tempo esperávamos e pedíamos uma unidade dessa aqui. Nem acredito que finalmente esse dia chegou. Vou ficar magrinha com tanta atividade física”, prometeu sorrindo.

A aposentada Maria Bernadete de Souza, de 65 anos, contou que os idosos do condomínio estavam tristes pela falta de atividades voltadas para a terceira idade. “Era tudo o que estávamos precisando. Os idosos do condomínio estavam muito tristes, sozinhos e agora estão comemorando. São muitas atividades disponíveis, vamos pode sair, conhecer gente nova e melhorar nossa qualidade de vida”, projetou Bernadete.

Segundo a coordenadora da unidade, Marilaine da Silva, o novo núcleo já é um sucesso. “Faço parte do projeto desde o início e para mim é uma felicidade estar como coordenadora da unidade de Inoã. Temos muitas histórias aqui, temos idosos que moravam em trailer e hoje eles têm uma moradia digna. Já começamos, com uma grande procura e o número de inscritos só aumenta. Nossa expectativa é dar muito amor e ajudar a esses moradores em tudo que for preciso”, prometeu Mara.

Entre as atividades oferecidas no novo núcleo estão exercícios físicos como alongamento, ginástica localizada, zumba entre outras. Há também serviços de nutrição, fisioterapia, cabelereiro e manicure, além de aulas de artesanato, pintura, crochê e muito mais. Para se cadastrar é preciso ter mais de 50 anos, sendo necessário apresentar originais e copias da identidade, CPF e atestado médico (para atividades físicas), uma foto (3X4) e comprovante de residência.