Fórum Tecendo a Rede - Foto: Divulgação

No Fórum “Tecendo a Rede” desta quarta-feira (04/07), foram abordadas questões relevantes sobre o trabalho intersetorial de eficiência e qualidade para o município. O encontro ocorreu na Casa Digital, na Praça Orlando Barros de Pimentel, Centro. O Fórum é administrado pela Secretaria de Assistência Social, com a coordenação da psicóloga Dolores Gobbi.

A equipe de Assessoria dos Conselho Tutelar I, composta por Kamila Delfino, psicóloga, e Milene Lopes, assistente social, apresentou o projeto “Ressignificando Histórias” que tem o objetivo de preparar as famílias para essa geração, que é bastante influenciada pelas novas tecnologias e que acabam absorvendo muitas informações e utilizando de maneira errada, no convívio social. “O intuito da equipe é preparar e prevenir no âmbito familiar. E precisamos de reforços da Educação e da Assistência para nos respaldar nas ações como palestras, rodas de conversas e dinâmicas reflexivas para os responsáveis das crianças”, contou Camila.

Em seguida, a psicóloga Camila Franco, integrante da equipe do Programa Saúde nas Escolas, da Secretaria de Saúde, ressaltou que a rede do município é bastante eficiente em todos os serviços oferecidos, inclusive em alguns territórios descentralizados, mas pontuou que existem alguns territórios que possuem barreiras de entrada nos quais acaba sendo perigoso o trabalho do profissional. Camila sugeriu um Grupo de Trabalho com representantes de todas as secretarias municipais para que as ações intersetoriais e itinerantes sejam mais qualificadas, efetivas e que resultem em um diagnóstico estatístico. “Precisamos nos reunir para analisar as reais demandas do território, criar uma tabela quantitativa das necessidades de cada local e assim atuar de uma forma objetiva e, principalmente, resguardando a devida segurança de cada profissional”.

A coordenadora da Assessoria de Atendimento à Infância e Juventude, Sylvia Cantuária, informou que no dia 1º de agosto de 2018 será realizada uma reunião prévia para o Plano Municipal da Primeira Infância e convocou todos os órgãos para estarem presentes, na ocasião. O evento será na Casa Digital, às 9h, e serão construídas propostas para a integração de crianças de 0 a 6 anos em todos os serviços municipais de políticas públicas. No mesmo dia, serão debatidas sugestões para um trabalho social com a implantação do Porto de Jaconé, pelo presidente do CMDCA, o psicólogo e neurocientista, Alan Christi.