Alunos da rede municipal recolheram lixo no canal em São José do Imbassaí - Foto: Clarildo Menezes

O projeto “Lagoa Limpa, Mar de Peixe”, realizado pela Prefeitura de Maricá através das secretarias de Agricultura, Pecuária e Pesca e de Educação (Coordenadoria de Educação Ambiental), realizou na manhã desta sexta-feira (29/06) uma ação de conscientização sobre a importância de preservar o sistema lagunar do município.

Ao todo, 54 alunos da Escola Municipal Vereador Levy Carlos Ribeiro fizeram a limpeza do entorno do Canal de São Bento da Lagoa, em São José do Imbassaí, que faz conexão com o Canal da Costa e a Lagoa Brava. Os alunos, com idades entre quatro e cinco anos, participaram das atividades orientadas pelo gerente de Pesca da Secretaria, Gerhard Sardo.

Na quinta-feira (28/06), os estudantes participaram de uma palestra na escola sobre as lagoas e lagunas do município e aprenderam como podem contribuir para a limpeza e preservação desses locais. Também receberam noções de como a educação ambiental pode ser levada para dentro de casa e de como pode ser repassada para os pais e vizinhos.

A segunda etapa das atividades foi em campo, onde puderam ver de perto o que aprenderam e também fizeram a limpeza coletiva no entorno da lagoa, recolhendo detritos plásticos e papéis. Ao final da atividade, mudas de pitangueira foram plantadas, a fim de reinserir no ambiente as árvores, quase inexistentes no local.

“Os nossos alunos são de tempo integral e procuramos sempre fazer as atividades que acrescentem na vida de cada um. Isso vai além de aulas extracurricularesa. Eles ficaram bem animados, contribuíram bastante com as atividades e, certamente, não irão esquecer o que vivenciaram aqui hoje”, disse Marisa de Souza, diretora da E.M. Vereador Levy Carlos Ribeiro.

A iniciativa vem sendo desenvolvida nas escolas do município desde o início de 2017 e várias comunidades pesqueiras já receberam o projeto, como Itaipuaçu, Ponta Negra, Jacaroá e Bambuí. A intenção é aumentar ainda mais a quantidade de bairros e comunidades atendidos.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Júlio Carolino, que também participou, destacou que essas ações servem, principalmente para união de poder público e moradores das regiões onde as ações acontecem. “A conscientização começa desde pequenos e é isso que procuramos fazer aqui. Hoje eles tiveram a oportunidade de aprender mais sobre as consequências ruins que o lixo traz para o meio ambiente. Preservar hoje, é conseguir colher bons frutos amanhã”, concluiu.

Estiveram presentes representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico; a secretária de Políticas para a Terceira Idade, Lezirée Figueiredo; e o professor Marcos Lacerda, representante da Secretaria de Educação.