Inaugurada nova ponte da Rua 89 - Foto: Katito Carvalho

A mobilidade de pedestres foi o destaque da programação (veja aqui) da Secretaria de Obras de Maricá nesta última semana de junho. A nova passarela de pedestres da Rua 89 foi inaugurada no fim da tarde da quinta-feira (21/06). A estrutura, que era uma reivindicação da população, cruza o Canal da Costa ligando a região do Jardim Atlântico à Praia de Itaipuaçu.

Com grades colocadas nas laterais, a nova passagem de pedestres tem sua base feita em pedra e concreto nas margens, e o leito sobre estruturas pré-moldadas. O largo que fica no entorno do acesso também foi inteiramente urbanizado. Ganhou seis novas luminárias, rampas de acessibilidade, vagas de estacionamento e o Memorial Santa Rita de Cássia, que conta com a imagem da santa.

Na Região Litorânea, novas calçadas com acessibilidade e piso especial para deficientes visuais estão sendo instaladas em três bairros. O primeiro desses passeios públicos a ficar pronto tem aproximadamente 500 metros e fica na faixa de praia da Avenida Maysa, entre a ponte da Barra de Maricá e Guaratiba. No lado oposto da via, outra calçada foi colocada no mesmo trecho e recebe as últimas peças na esquina com a Avenida Reginaldo Zeidan.

No caminho entre a Barra e o Centro de Maricá, a também nova calçada da Avenida Prefeito Ivan Mundim recebe o mesmo tratamento entre a rotatória de Zacarias e a ponte do Boqueirão. O trecho terá ainda nova iluminação e uma ciclofaixa, o que agradou a quem anda de bicicleta pela via.